quarta-feira, janeiro 24, 2007

410.ª etapa


QUE FAÇAM JUZ AO NOME
QUE LEVAM NAS CAMISOLAS

Mil e uma dificuldades depois, apesar de, este ano a fasquia ter sido colocada bem mais alta, está mais do que confirmada a presença da Vitória-ASC no pelotão nacional.

Eu, às vezes, incuto em alguns artigos aqui escritos sentimentos que vão além do racional. Ainda por cima quando todos sabem quem sou.

De qualquer modo, antes de se ser profissional - e haja quem aponte um único exemplo em que, no exercício da minha profissão, o deixei de ser - sou apenas um homem. No jornal jamais escreveria artigos que aqui publiquei, mas compreedam, este espaço também existe para que o Manel-Zé Madeira possa ser... ele mesmo.

Sou amigo de toda a gente - e, felizmente, acho que a minha amizade é correspondida por uma imensa maioria dos "agentes" directamente ligados à modalidade.

Por isso não me levem a mal o facto de aqui destacar esta equipa do Vitória-ASC.

Existem laços de amizade extra-ciclismo que me ligam a algumas pessoas do grupo? Ah, pois existem. E os outros, os meus companheiros de estrada, do lado da CS, que sejam capazes de o admitir, tal como eu o faço.

Liga-me uma sincera amizade ao Zé Augusto Silva, que vem de há muitos anos; sou amigo, também, do meu caro António da Silva Campos. Nunca estas amizades condicionaram as minhas análises quanto ao desempenho desportivo das suas equipas.

E, em relação a eventuais críticos, estou tão à vontade que lhes posso dizer... tentem chegar aonde eu cheguei. E deixem de pensar nisso que estão a pensar porque estão enganados...

Mas não foi isso que me trouxe a este artigo.

Com um esforço que, adivinho, não terá sido fácil de justificar na "conta corrente" do investimento que tem vindo a fazer, o António Campos lá conseguiu proporcionar ao Zé Augusto - não sei com quanto "entra" o Vitória, mas também a este clube, muito sui generis no que respeita à sua massa associativa, daqui levanto o meu chapéu - uma equipa substancialmente reforçada, em relação àquelas que tem vindo a orientar.

Mas eu também já escrevi, e como o faço sempre em consciência, não vou mudar de opinião, que o Augusto é um dos nossos mais argutos técnicos. Este ano vai ter oportunidade de mostrar isso. Sem que, com este escrito eu pretenda "carregar" o seu trabalho ainda de mais responsabilidades.

Mas, indo directo ao assunto: a Vitória-ASC já foi apresentada. Infelizmente, só um jornal "desportivo" - foi O JOGO, e merece que aqui seja destacado por isso - se deu conta disso...
Acredito que a apresentação, por ter acontecido no intervalo de um jogo de futebol (Vit. Guimarães-Dinamo de Bucareste, por acaso, até vai ser o adversário do Benfica, na próxima eliminatória da Taça UEFA) tenha coincidido com algumas necessidades fisiológicas da maioria dos colegas jornalistas presentes. Senão, teriam dado por isso.

Uma vez mais e, partindo do princípio que TODA a gente tinha, e só o não publicara ainda por manifesta falta de espaço, deixei correr um par de dias. Não aconteceu mais nada. Por isso, sinto-me livre para aqui, no VeloLuso, tocar no assunto.

Desejo-vos a maior sorte do Mundo, António Campos e Zé Augusto Silva.
A equipa é muito promissora. Espero poder vir a falar muitas vezes de vocês.
Façam juz ao nome - Vitória - que levam nas camisolas.
E aceitem um grande abraço deste vosso amigo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Venho em nome do blog Vitória Grande Sempre (www.vgsempre.blogspot.com) felicita-lo pelo excelente post. Eu pouco, ou mesmo nada, ligava ao ciclismo mas desde que o Vitória passou para a estrada sou amante da modalidade e conto ( a exemplo do que sucedeu a época passada )marcar presença nas chegadas aqui perto de Guimarães para ver os nossos ciclistas. Não tenho dúvidas que vão ser a equipa mais apoiada do plotão nacional.

No nosso blog já fizemos referência ao novo Vitória ASC para está época com a apresentação da equipa e a antevisão para o novo ano.

Não custa nada dar uma espreitadelinha, em breve toda a antevisão á Prova em que o Vitória vai participar na Malásia.

www.vgsempre.blogspot.com
vgsempre@hotmail.com

mzmadeira disse...

Ja fui ver... está muito bom.

Sabe, e isto não tem nada a ver com a equipa de Ciclismo, embora o motivo das minhas estadas na Cidade Berço tenha sido sempre o Ciclismo, Guimarães é das cidades mais acolhedoras que conheço.

Numa "escapadela" ao tema: espero, sinceramente, que o Vitória regresse o mais depresa possível à Ligade Futebol, que é onde tem o seu lugar.
Um abraço,

MJM

Anónimo disse...

olá eu sou prima e comadre do Pedro Costa do Vitoria-Asc e irmã do Bruno Neves do LA-Maia como deve compreender adoro-os e adoro ciclismo. Mas para minha tristeza maior parte dos jornalistas estão sempre distraidos quando se trata de ciclismo. Quando o meu irmão ganhou a camisola verde em frança ao serviço da selecção na TV não houve um sequer comentário ao assunto, e passam-se dias a discutir na TV se o Micolli está gordo ou não ....poupem-me...

parabens pelo sem blog, continue

cumprimentos
cristina neves

mzmadeira disse...

Obrigado Cristina, pela sua participação.
Conheço perfeitamente o Pedro, embora nunca se tenha proporcionado uma maior aproximação; quanto ao Bruno não! É meu amigo (estive com ele há pouco mais de outo dias, no estágio da Maia) e um dos corredores portugueses que eu acho com maior futuro... um abraço para ele.

MJM