domingo, janeiro 07, 2007

397.ª etapa


E PORQUE NÃO...
OUTRA VOLTA A PORTUGAL?

Encerrada a minha "tese" sobre o que seria preciso fazer - de imediato - de moldes a travarmos a "derrapagem" do Ciclismo em Portugal, embora nunca tenha falado disto, sei que a maior resistência à "despromoção" da maioria das actuais equipas à condição de não-profissionais é o facto de estas não poderem disputar a Volta a Portugal.

Ao mesmo tempo, sei - todos têm obrigação de sabê-lo - que, mesmo que a actual Volta a Portugal deixasse de ser da Categoria Especial (HC), jamais poderia voltar a ser... grande, como o era há 20 anos. Chegou a ter 22 dias, com um de descanso mas isso, actualmente, é impossível. E sonegar isto em qualquer espécie de discussão é, pelo menos, pouco honesto.

Os clubes não podem fazer aquilo que fuja ao estipulado pelas associações, estas pelo emanado da federação e esta, por sua vez, pelo que dita a União Ciclista Internacional. E as coisas não devem servir apenas quando nos dão jeito. Nem que seja para lhe "bater".

Mas há uma hipótese de podermos vir a ter uma Volta a Portugal... grande.
Eu sujeria até que fosse outorgada a esta competição o nome de Volta a Portugal, e não me parece que a actual organização visse grandes problemas em "trocar" o actual nome para, por exemplo, Grande Prémio de Portugal, até porque a prova está inserida no calendário europeu e, em termos puramente organizativos, ser Volta ou ser Grande Prémio... vai dar no mesmo.

A vantagem de "recuperar" o nome de Volta a Portugal para uma competição interna de... 3 semanas, seria a de que os Órgãos de Comunicação Social NÃO poderiam ignorar... a Volta.

Há soluções para tudo. Basta perderem-se alguns minutos a pensar. E depois... que se congreguem todas as vontades. E que haja quem assuma a defesa daquilo que é melhor para o Ciclismo Português.

Podemos voltar a ter uma Volta a Portugal, alargada, e que dê, de facto, a volta a Portugal.
A quem se queira associar à ideia, não descurem o factor que será o mais mportante de todos. Como financiar esta nova Volta a Portugal?

4 comentários:

Anónimo disse...

Estaria estupendo !!

Eu aguardo en memoria estas Voltas dos anos 86-87-88 e sim que era bom tempos pelo ciclismo portugues !!

Seria muito bem ter esta segunda Volta !!

A ver si te leen los mandames !!

mzmadeira disse...

Esta segunda Volta seria para a Categoria Elite... e com ela, com 21 dias... não sei se é possível... (não é regulamentarmente que eu sei os regulamentos!) teriam... 49+21 dias de competição... 70 dias... bem bom! Sob o ponto de vista dos otenciais patrocinadores, claro...

Mas eu voltarei ao assunto...
Estou à espera de... sujestões!

mzmadeira disse...

Enganei-me... e se posso emendar, não sei como se faz.
São 39 dias + 21 dias = 60 dias...
Numa temporada com 210 dias para se fazerem corridas...

mzmadeira disse...

É uma solução, João... e não anda muito longe daquilo que estou a pensar...
Obrigado pela colaboração.
MJM