segunda-feira, janeiro 01, 2007

381.ª etapa



NOTA (RE)INTRODUTÓRIA

Lamento que, por motivos diversos, a última semana e meia de 2006 tenha acabado por ser demasiado complicada para mim, com o correr da vida tratando de arranjar-me outras preocupações que não a conclusão do trabalho que eu queria, queria mesmo, ter tido oportunidade de concluir antes do fim do ano.
As três fases preparatórias daquilo a que chamo Alegações Finais (influência clara dos filme estadunidenses sobre julgamentos…) já ficaram escritas há algum tempo e sei que, principalmente para quem não leu na altura, fica pouco cómodo correr o Blog para trás à procura.
Vou, em meia dúzia de linhas, tentar aqui recuperar o essencial.

A tese que defendo é a da reestruturação da cúpula, de forma a OFERECER METAS BEM DEFINIDAS aos jovens que escolhem ser Corredores Profissionais.
Escrevi que reconheço haver ainda muito trabalho a fazer na base da pirâmide, mas sustento que dificilmente se poderá cativar jovens para a modalidade sem que estes, olhando para a realidade, não sintam que à sua frente há uma estrutura definida, e que eles precisam ultrapassar, até que o seu grande sonho seja concretizado.

O Ciclismo que temos, actualmente, não dá a mínima garantia de futuro e, sem isso salvaguardado, acho muito difícil convencer um jovem – naquele momento crucial, na encruzilhada entre o optar por outros caminhos ou o manter a fé de que é possível vir a ser profissional – a manter-se no Ciclismo. De momento estou a falar dos que já escolheram a modalidade e que, até aos sub-23, têm, mais ou menos, o caminho aberto.
É a partir daí que devemos preocupar-nos agora.

Ah!... e vinquei a necessidade de encontrar exemplos reais que possam, como ídolos, manter esses jovens agarrados ao Ciclismo.
É importantíssimo que o Zé Azevedo e o Cândido – e mais dois ou três – passem, na estrada, a imagem de campeões, que o são. Que o Sérgio consiga consolidar o seu palmarés, juntando-lhe mais resultados que nos orgulhem a todos… E que, neste caso, que é o único concreto, o Benfica consiga prestações convincentes nas corridas que vai disputar além fronteiras.

É importante, porque só assim a Comunicação Social vai falar de Ciclismo. E é fundamental que isto aconteça. É fundamental que apareçam notícias e fotos dos nossos melhores corredores nos jornais. Os que já não têm nada a provar a ninguém, mas também outros, que venham a destacar-se. Que as rádios falem nos seus nomes e que a TV mostre imagens suas. A ganharem. A subirem aos pódios.

É esse o sonho dos mais jovens. Virem a ser alguém na modalidade. Alguém que suscite sobre si o interesse dos media. Para além do, neste caso, não criticável desejo de ganharem protagonismo. Só isso os fará levantar todos os dias às 6 e meia da manhã, para irem treinar, quer faça sol, quer chova. Em estradas perigosas, muitas vezes sem companhia com quem sair, numa espécie de corrida contra ninguém. O que, reconheço, pode ser extremamente desmotivador.
É preciso oferecer-lhes um caminho. Acender-lhes uma luz que ilumine os seus sonhos e faça com que pensem… É um grande sacrifício, mas um dia vai valer a pena e eu estarei onde eles estão agora.
Eles, os seus ídolos.

Portanto, o futuro do nosso Ciclismo, tendo sempre que assentar nos jovens, passa também por estes dois pontos. Oferecer-lhes exemplos reais de quem conseguiu chegar longe, nas respectivas carreiras e… abrir-lhes (aos jovens) mais as portas que lhe garantam isso mesmo, que terão tempo e espaço para construírem uma carreira.

3 comentários:

Anónimo disse...

O senhor madeira anda á procura do qu~e?
acha-se mis esperto do que quem?
É um tacho, o que andas á procura?

E em nome de quem é que aparece a dar lições?
Anda á vinte anos no ciclismo? Há quem ande á mais e não tenha esta sede de protagonismo.

Ora, e se fosse tratar de coisas que lhe dissessem mais importancia?

Protagonismo, você quer é protagonismo... vá-se catar,.

Anónimo disse...

sempre axei que tinha um ar inteletual... mas não que xegasse a tanto... francamente!....

mzmadeira disse...

No mínimo... deselegante. Não deveria merecer resposta, mas caro senhor (seja lá quem for) está enganado. Nada, para além de apenas pretender contribuir dentro das minhas lmitadas capacidades, me move...
Esta no cabeçalho deste Blog que todas as opiniões são bem vindas... desde que sejam construtivas. O que, claramente, não é o caso.
Eu só quero que haja mais e melhor ciclismo... e quero dar o meu contributo da melhor forma que sei e posso. Estando nas corridas, por exemplo. Para contar o que vi. E não para escrever o que me disseram que viram... Só isso.