[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
domingo, janeiro 07, 2007
397.ª etapa
E PORQUE NÃO...
OUTRA VOLTA A PORTUGAL?
Encerrada a minha "tese" sobre o que seria preciso fazer - de imediato - de moldes a travarmos a "derrapagem" do Ciclismo em Portugal, embora nunca tenha falado disto, sei que a maior resistência à "despromoção" da maioria das actuais equipas à condição de não-profissionais é o facto de estas não poderem disputar a Volta a Portugal.
Ao mesmo tempo, sei - todos têm obrigação de sabê-lo - que, mesmo que a actual Volta a Portugal deixasse de ser da Categoria Especial (HC), jamais poderia voltar a ser... grande, como o era há 20 anos. Chegou a ter 22 dias, com um de descanso mas isso, actualmente, é impossível. E sonegar isto em qualquer espécie de discussão é, pelo menos, pouco honesto.
Os clubes não podem fazer aquilo que fuja ao estipulado pelas associações, estas pelo emanado da federação e esta, por sua vez, pelo que dita a União Ciclista Internacional. E as coisas não devem servir apenas quando nos dão jeito. Nem que seja para lhe "bater".
Mas há uma hipótese de podermos vir a ter uma Volta a Portugal... grande.
Eu sujeria até que fosse outorgada a esta competição o nome de Volta a Portugal, e não me parece que a actual organização visse grandes problemas em "trocar" o actual nome para, por exemplo, Grande Prémio de Portugal, até porque a prova está inserida no calendário europeu e, em termos puramente organizativos, ser Volta ou ser Grande Prémio... vai dar no mesmo.
A vantagem de "recuperar" o nome de Volta a Portugal para uma competição interna de... 3 semanas, seria a de que os Órgãos de Comunicação Social NÃO poderiam ignorar... a Volta.
Há soluções para tudo. Basta perderem-se alguns minutos a pensar. E depois... que se congreguem todas as vontades. E que haja quem assuma a defesa daquilo que é melhor para o Ciclismo Português.
Podemos voltar a ter uma Volta a Portugal, alargada, e que dê, de facto, a volta a Portugal.
A quem se queira associar à ideia, não descurem o factor que será o mais mportante de todos. Como financiar esta nova Volta a Portugal?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Estaria estupendo !!
Eu aguardo en memoria estas Voltas dos anos 86-87-88 e sim que era bom tempos pelo ciclismo portugues !!
Seria muito bem ter esta segunda Volta !!
A ver si te leen los mandames !!
Esta segunda Volta seria para a Categoria Elite... e com ela, com 21 dias... não sei se é possível... (não é regulamentarmente que eu sei os regulamentos!) teriam... 49+21 dias de competição... 70 dias... bem bom! Sob o ponto de vista dos otenciais patrocinadores, claro...
Mas eu voltarei ao assunto...
Estou à espera de... sujestões!
Enganei-me... e se posso emendar, não sei como se faz.
São 39 dias + 21 dias = 60 dias...
Numa temporada com 210 dias para se fazerem corridas...
É uma solução, João... e não anda muito longe daquilo que estou a pensar...
Obrigado pela colaboração.
MJM
Enviar um comentário