domingo, abril 15, 2007

470.ª etapa


O PRIMEIRO ALENTEJANO DE SEMPRE

E ao quarto dia desta 25.ª edição da Alentejana lá venceu um corredor português. Melhor ainda. Um corredor Alentejano. Bruno Pires, da LA-MSS-Maia, natural da vila do Redondo – por sinal, o local de partida da etapa que, depois do habitual carrossel na Serra de São Mamede, teve o seu terminus na cidade de Portalegre –, logrou entrar na Capital do Norte Alentejano com alguns segundos de vantagem, resistindo depois à feroz perseguição de um primeiro grupo de corredores que vinham no seu encalço para ser o primeiro a cortar a meta.

A primeira vitória de um corredor português nesta edição das bodas de prata da Volta ao Alentejo e, depois de um exercício conjunto, apelando à memória dos mais antigos, a quase certeza – só mesmo a consulta de todos os resultados afiançará isto – de que hoje se escreveu história na Alentejana porque é quase certo que Bruno Pires, campeão nacional em título (título esse conquistado na alentejana vila de Castelo de Vide) é o primeiro Alentejano a vencer uma etapa na corrida… alentejana.

Aconteça amanhã o que acontecer, esta 25.ª edição da prova ficará para sempre marcada por ter sido a primeira na qual um natural do Alentejo ganhou uma etapa.

Ganhar a Volta… isso parece que tem mesmo que ficar adiado.
Pode ser que para o ano.

O que já está practicamente certo é que a velha - já quase lendária - tradição se vai manter. Após 25 anos de historial (quase três gerações de corredores), a Alentejana vai conhecer o seu... 25.º vencedor.

Volto a frizar, não juro, mas também não encontro registos que provem o contrário, isto não aconteceu em mais nenhuma corrida. Em todo o Mundo.

Sem comentários: