sexta-feira, abril 27, 2007

489.ª etapa


NUNO MARTA GANHA EM BADAJOZ
CÂNDIDO É SEGUNDO EM RIOJA

Segue de vento em popa a participação das equipas portuguesas nas provas que estão a decorrer aqui ao lado, em Espanha. Na Volta à Extremadura, terceira etapa, terceira vitória lusa, desta feita com Nuno Marta (Madeinox-Bric-Loulé) que passou também a liderar a Classificação Geral Individual.

Disputada ao sprint, por um primeiro grande pelotão, os corredores lusos não deixaram os seus créditos por pernas alheias e a vitória foi discutida por dois corrdores dos nossos. Samuel Caldeira (DUJA-Tavira) foi o segundo.

Na Geral Individual, Nuno Marta contabiliza o mesmo tempo que o segundo classificado - na verdade, ainda não houve um líder isolado -, o alemão Reiner Honig (P23). Samuel Caldeira (11.º), Hugo Vítor (14.º) e Tiago Machado (18.º), ambos da Riberalvel-Boavista, estão a escassos seis segundos do primeiro lugar.

Mas há mais a contar da excitante prestação das três equipas lusas na Extremadura. Tiago Machado venceu a única contagem do dia, para o Prémio da Montanha, e subiu ao primeiro lugar desta classificação; nas Metas Volantes, Tiago Machado venceu a primeira e Samuel Caldeira a segunda (com Manuel Cardoso e Luís Silva, esta da DUJA-Tavira, a fazerem 2.º e terceiro). Caldeira, lidera as Metas Volantes, mas não só, pois é também o primeiro nos Sprints Especiais.
Por fim, a Riberalves-Boavista é a segunda classificada por Equipas.

Ao fim de três dias de prova, três vitórias em etaas, dois líderes e na posse de quatro camisolas, está a valer nota 20 a prestação da Madeinox-Bric-Loulé, Riberalves-Boavista e DUJA-Tavira, nesta Volta à Extremadura que termina no domingo.

CÂNDIDO BARBOSA SÓ BATIDO POR LODDO

Um pouco mais a norte, ainda em Espanha, disputou-se a 1.ª etapa da Volta a Rioja e Cândido Barbosa (Liberty Seguros) foi segundo, atrás do italiano Alberto Loddo (Selle Itália) e à frente do nosso bem conhecido Alexey Markov (Caisse d'Épargne).

Mas os comandados de Américo Silva mostraram-se bastante activos durante a tirada, com Pablo Urtasun a vencer a única contagem para o prémio da Montanha, garantindo, assim, a liderança desta classificação, e com César Quitério, que fez 3.º na primeira Meta Volante, e 2.º, na segunda, a aparecer no segundo posto da respectiva classificação.

VITÓRIA-ASC UM POUCO MAIS DISCRETA

A 5.ª equipa nacional a correr neste momento lá fora, a Vitória-ASC, que disputa a Volta à Bretanha (França), esteve um pouco mais discreta, isto apesar de Pedro Costa se manter à distância de apenas 40 segundos do líder, mas... com mais 51 corredores entre os dois. Pedro Costa integrou a grande fuga do dia e foi 16.º na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Jos Pronk (Time). José Martins é ainda segundo classificado no Prémio da Montanha.

Sem comentários: