domingo, abril 29, 2007

496.ª etapa


UMA EM CADA CINCO CORRIDAS JÁ FORAM ANULADAS

Estava há minutos atrás a tentar descobrir uns resultados no sítio oficial da União Ciclista Internacional quando atentei ao número de provas inscritas no Calendário Internacional que... não se disputaram.

Na verdade, e desde o princípio da época até ao dia de hoje -29 de Abril -, das 91 provas agendadas 17 foram anuladas. Depois, e por mera curiosidade, fui ver o que acontecerá no mês que aí vem, Maio.

Pois bem, havia 56 corridas no calendário mas... oito já foram anuladas.

Isto é, traduzindo os números em percentagens, desde o início da temporada até agora, deixou-se de se realizar 18,7% das corridas previstas - quase uma em cada cinco.

No próximo mês, e para já, 14% das corridas inicialmente previstas não vão sair para a estrada.

Por cá, entretanto, soube-se que não se efectuará o Grande Prémio do Minho...

Agora - e o exemplo português, no que respeita à corrida minhota (que até nem é internacional) fica de fora - digam-me lá... o facto de as organizações não poderem, usando uma expressão tauromática, escolher os melhores cartéis, por culpa, evidente, da elitização trazida pelo ProTour, tem ou não directamente a ver com isto?

Claro que tem.
Surpreende-me é que ainda haja quem defenda esta cisão - que não é outra coisa - no ciclismo, deixando os organizadores à mingua de patrocinadres que, a investirem, seria para terem as melhores equipas que fosse possível, com os melhores corredores que fosse possível ter.

Sem comentários: