sábado, abril 28, 2007

491.ª etapa


MADEINOX, 2 – RIBERALVES, 2
CARDOSO “EMPATA” DESPIQUE


Continua a ser dominada pelos portuguesas a 22.ª edição da Volta à Extremadura espanhola, embora – e outra vez no puntómetro (já acontecera no segundo dia a André Vital – Nuno Marta (Madeinox-Bric-Loulé) tenha perdido hoje a camisola amarela para o holandês Reiner Honig (P3). Mas o corredor da Silveira mantêm-se no segundo posto, com o mesmo tempo do líder.

A etapa, a quarta, teve pela quarta vez um vencedor português, desta feita o jovem Manuel Cardoso (Riberalves-Boavista) que empatou assim o despique com a Madeinox. Vital e Marta ganharam para a equipa de Loulé; Joaquim Sampaio já tinha facturado para os axadrezados, na 2.ª etapa.

Apesar de tudo, nota-se que os espanhóis ganham terreno na Geral. Se já chegou a haver quatro portugueses nos primeiros cinco, agora o segundo luso melhor colocado é Tiago Machado (Riberalves-Boavista), no 12.º posto, a seis segundos, o mesmo atraso que é acumulado por Samuel Caldeira (DUJA-Tavira), que é o décimo quarto. Nos primeiros 25 já só há mais três portugueses. Hugo Vítor (Riberalves-Boavista) é 17.º, a 40 segundos; André Vital (Madeinox-Bric-Loulé) é 22.º, a 1.08 minutos e Manuel Cardoso o 24.º, dois segundos mais atrasado.

No que se refere às outras classificações, Nuno Marta perdeu, de uma assentada, as duas camisolas que tinha, mas uma delas, a azul, da regularidade, foi para ao dorso de Manuel Cardoso que assim substituiu o companheiro Tiago Machado no pódio. Machado, que era o líder da Montanha, baixou para o segundo lugar por troca com o holandês (outro holandês pirata) Wouters Poels (P3).

Quem se manteve, com unhas e dentes na frente das classificações que já liderava – Metas Volantes e Sprints Especiais – foi Samuel Caldeira (DUJA-Tavira).

VOLTA A RIOJA: CÂNDIDO BAIXA AO TERCEIRO LUGAR

A segunda etapa da Volta a Rioja, também em Espanha, foi hoje dominada pela Caisse d’Épargne que, com Vladimir Karpets, Ruben Plaza e David Arroyo, ocupou os três primeiros lugares na chegada a Casalarreina. Cândido Barbosa voltou a ser o melhor da Liberty Seguros ao cortar a meta na 5.ª posição caindo, na Geral, para o terceiro posto, atrás de Plaza e de Karpets.

Mas nem tudo foi prejuízo para a equipa de Américo Silva que duplicou o número de camisolas em relação ao primeiro dia pois, se Pablo Urtasun conseguiu defender-se a contento e manter a (colorida) camisola de líder da Montanha, Cândido Barbosa passou a titular da camisola branca, como primeiro na geral da Regularidade.

VOLTA À BRETANHA: TUDO NA MESMA

Na Volta à Bretanha (França), e em relação à portuguesa Vitória-ASC, manteve-se tudo praticamente na mesma. Pedro Costa voltou a ser o melhor na chegada, foi 9.º, a quatro segundos do vencedor, ocupando o 19.º posto na Geral, a 40 segundos do líder. Já José Martins desceu uma posição na classificação da Montanha, sendo agora o terceiro.

Sem comentários: