segunda-feira, abril 30, 2007

500.ª etapa


RUI COSTA (SLB) É O NOVO LÍDER
DO GIRO DELLA REGIONE (SUB-23)

Confirmando a brilhante actuação que está a ter nesta edição do Giro delle Regioni, quarta prova para a Taça das Nações em Sub-23, Rui Costa concluiu hoje a etapa rainha da prova, Chianciano Terme-Montepulciano, na distância de 146 quilómetros, num óptimo sétimo lugar e como deixou para trás qualquer dos outros três corredores que estavam à sua frente na geral, ascendeu à liderança da prova.

Esta quinta tirada incluia como principais dificuldades uma contagem de montanha de primeira categoria, em Cetona e duas de segunda, a última das quais coincidente com a meta.
"Mas essa dureza não impressionou os atletas, pois os ataques começaram logo a surgir de início", referiu o seleccionador nacional, José Poeira. "Estivemos com o Cláudio Apolo na principal fuga do dia, que integrou 17 unidades e nada menos do que três eslovenos, mas a conjugação de esforços de várias equipas, entre as quais a África do Sul, muito interessada nas metas volantes, acabou por anular essa tentativa. Já perto di final escaparam-se quatro corredores, em que um deles oferecia algum perigo, pelo que foi necessário controlar a vantagem do grupo, que chegou à meta com escassos segundos de vantagem. Já na última subida, o Rui respondeu muito bem a um ataque que lhe foi feito e ficou na frente do grupo de quatro que estava empatado no comando, acabando por subir à primeira posição da geral. Agora iremos tentar controlar a corrida na etapa de amanhã, sabendo que não vai ser fácil, pois o percurso é plano, facilitando a tarefa das equipas com grandes roladores. Mas vamos dar tudo por tudo para vencer!"

A última etapa corre-se amanhã em Artena, numa distância de 130,5 quilómetros, em nove voltas a um circuito de 14,5 Km.


Classificação da etapa
1.º, Chris Froome (Que), 3.41.26 horas
2.º, Cyril Gautier (Fra), m.t.
3.º, Andrey Zeits (Caz), a 4 s
7.º, Rui Costa (PT/SLB), m.t.
56.º, Vitor Rodrigues (PT/LSE), a 1.02 m
69.º, Márcio Barbosa (PT/SLB), a 2.10 m
79.º, António Amorim (PT/MAI), m.t.
80.º, Cláudio Apolo (PT/DUJ), m.t.
Classificação geral Individual

1.º, Rui Costa (PT/SLB), 19.38.33 horas
2.º, Dennis van Winden (Hol), a 3 s
3.º, Gasper Svab (Esl), m.t.
50.º, Vitor Rodrigues (PT/LSE), a 8.43 m
73.º, Márcio Barbosa (PT/SLB), a 30.45 m
88.º, António Amorim (PT/MAI), a 44.30 m
101.º, Cláudio Apolo (PT/DUJ), a 52.19 m

Texto: Vivex/FP
(Obrigado Fernando)

Sem comentários: