E BENFICA OUTRA VEZ DE AMARELO
O último corredor do SL Benfica a ter envergado

O ano passado, que marcou o regresso do Benfica ao pelotão, os encarnados não conseguiram melhor que oito triunfos em etapas, sete com Javier Benitez e o oitavo com José Azevedo, mas nem ganharam nada à geral, nem chegaram – creio eu, que escrevo de memória – alguma vez a vestir a camisola amarela.

Rubén Plaza conseguiu aquilo que muitos corredores sonham, mas só alguns conseguem. Não ganhou a etapa, que terminava na sua terra natal mas, sendo segundo – ganhou a etapa Manuel Vasquéz (Múrcia), o tal desconhecido que venceu, o ano passado, a Volta ao Alentejo – e tendo os dois primeiros (foto 3) chegado isolados, Plaza, que amanhã completa 28 anos, arrebatou a camisola amarela a Ivan Gutierrez que foi um dos protagonistas do caso do dia.
Antes disso... acto curioso, a etapa de ontem terminou na terra natal de Javier Benitez (foto 1), que também sonhava ganhar em casa, mas isso não aconteceu...
Mas que caso é que marcou a etapa?
Algo de incrível, que todos relevarão facilmente, mas se tivesse acontecido em Portugal… Ai, ai!...
Rapidamente: já na fase final da etapa, depois de uma rotunda havia dois caminhos; o mais à direita desembocava naquilo que em Espanha se chama “via de servicio”, uma estrada secundária, paralela à via-rápida (Autovia) e que serve para acesso ou a parques industriais ou mesmo a estações de abastecimento de combustíveis; um pouco, poucochinho mesmo, à sua esquerda, o lanço de acesso à dita Autovia, as SCUT lá do sítio, com perfil de auto-estrada, mas sem portagens (foto 6).
Há horas felizes. E há horas felizes porque ditou o destino que naquele preciso momento não houvesse carros a passar (a 120 km/hora, está claro). Vinham lá alguns (foto5), um pouco atrás e terão parado, estupefactos, ante a desabrida entrada do pequeno pelotão numa via onde é proibido andar-se de bicicleta!
E depois assistimos ao caricato de ver duas corridas em estradas paralelas e na estrada errada estava o lidar da prova. O engraçado é que ninguém calculava sequer onde é que seria a primeira saída da Autovia!
Por acaso havia e apareceu ainda em espaço útil, a cerca de 500 metros da meta. Aí o grupeto recuperou o percurso certo (foto 9) mas já não foi a tempo de anular a fuga dos dois homens que seguiam na frente.
Ainda houve confusão, esboços de protestos, ameaças de recursos, principalmente porque ficou a dúvida em relação ao tempo que haveria
Que decisão poderia ter tomado o Colégio de Comissários?
É esta a história.
Que não ensombra, de forma alguma o feito do Benfica que conquistou a camisola amarela numa das mais importantes corridas espanholas e tem muitas possibilidades de a levar até ao fim.
Vamos torcer para que sim.
Ah!... E parabéns ao Plaza, ao Orlando e a todos os elementos da equipa.
Sem comentários:
Enviar um comentário