sexta-feira, fevereiro 29, 2008

1096.ª etapa

RUBÉN PLAZA MANTEVE A LIDERANÇA
E CONFESSA-SE PREJUDICADO

Com maiores ou menores dificuldades, o Benfica conseguiu na complicada etapa de hoje proteger o seu líder e Rubén Plaza manteve a liderança na Volta à Comunidade Valenciana, em Espanha onde a equipa de Orlando Rodrigues se apresenta pela primeira vez, este ano.

Ainda em relação à etapa de ontem, acabei por não ter percebido que o Júri, salomonicamente, decidiu que a diferença de 21 segundos de atraso com que o grupo do anterior camisola amarela, José Ivan Gutierrez (Caisse d'Épargne), cortara a meta, deveria ser... bonificada em cinco segundos, diferença que seria aquela que separava os dois fugitivos quando do engano do percurso por parte dos perseguidores.

Hoje, entrevistado pela televisão regional valenciana, Rubén Plaza confessou sentir-se prejudicado. Também na sua edição de hoje O JOGO transcreve palavras de Orlando Rodrigues, que disse ao jornal do Porto que, cito: "Só havia duas soluções, ou aceitar esta situação ou apresentar uma reclamação, mas neste caso, provavelmente, a nossa corrida acabava já aqui."

Há algo que o Orlando pretende que leiamos nas entrelinhas e eu percebo. Apesar de ser espanhol - e valenciano - Rubén Plaza corre numa equipa não espanhola (não terá sido nada contra o Benfica), e logo calhou que o camisola amarela fizesse parte do grupo dos que se enganaram. E eu vi o Neil Stephens, DD da Caisse d'Épargne, a pressionar, tanto a organização como os juízes. Vi eu e viram todos os que assistiram à etapa pela televisão.

Diz-se que quem não chora não mama...

De qualquer modo, e como já ontem deixara escrito, eu próprio não saberia o que fazer numa situação daquelas (mas eu não sou comissário). Os corredores, dizem os regulamentos, são obrigados a conhecer o percurso. Mas todos os regulamentos particulares de todas as provas têm uma alínea final que serve para anular confusões. Em casos não previstos, ou sobre os quais subsistam dúvidas, cabe ao Colégio de Comissários decidir e a sua decisão é definitiva.
Aliás, não será preciso esforçar muito as meninges para que lembremos, aqui há um punhado de anos atrás, numa Volta à Romandia, quando o maiato Fran Perez, que seguia isoladíssimo para ganhar a etapa, se enganou no final e, em vez de ir para a esquerda, para a meta, seguiu a moto que o precedia e se desviou pela direita, indo acabar no parque dos autocarros das equipas.

Na altura, o Júri apenas condescendeu em dar a Perez o mesmo tempo do primeiro na etapa, considerando-o vencedor ex-aequo. Não se lembraram de lhe atribuir a vantagem - claríssima - que ele levava no momento do engano.
Critérios!

Entretanto, e eu disse logo que escrevo de memória, devo corrigir aqui o que ontem escrevi. De facto, entre a camisola amarela de David Plaza, em 1999, e a de Rúben, ontem, o ano passado o Javier Benitez já havia envergado o jersey de líder.
Erro meu.

Sem comentários: