sábado, março 18, 2006

28.ª etapa


Começa este Domingo mais uma edição da Volta ao Estado de São Paulo, no Brasil. Nos últimos anos, a representação, entretanto recuperada, de equipas portuguesas esteve a cargo da sub-23 de Pombal. Este ano teremos lá a profissional Riberalves-Alcobaça.

É uma equipa experiente. Gamito levou Andrei Zintchenko, Rui Lavarinhas - que já correu, ao serviço da Maia, uma Volta à Venezuela e tem, portanto, inestimável experiência de como se corre na América do Sul - e Pedro Soeiro que, "emprestado" à equipa de Pombal, venceu, no ano passado, uma das etapas.
Esperamos, pois, todos, uma boa prestação da equipa de Fernando Vieira e Gamito.

E que não se esqueçam (partindo do princípio que o sabem) que foi exactamente nesta Volta ao Estado de São Paulo que, em 1968 - já passaram quase 4 décadas - um rapaz, tosco, envergonhado mas cheio de força, chegado tarde ao ciclismo (já tinha 25 anos, à altura), convenceu de vez os responsáveis do Sporting em aceitá-lo na sua equipa cheia de vedetas. Chamava-se JOAQUIM AGOSTINHO e conquistou aí, em São Paulo, em 1968, a sua primeira grande vitória num currículo que "nunca mais acaba".

Aplaudamos a presença da Riberalves-Alcobaça nesta edição da Volta ao Estado de São Paulo e não deixemos cair no esquecimento essa figura enorme do Ciclismo MUNDIAL que foi Joaquim Agostinho.

Que os pupilos de Gamito saibam honrar a sua memória.

Sem comentários: