quarta-feira, março 22, 2006

34.ª etapa



ASSOCIAÇÃO DE EQUIPAS PROFISSIONAIS

1. Em primeiro lugar, quero deixar expresso, e bem claro, que sou, obviamente, dos primeiros a aplaudir a legalização desta Associação. Sendo as equipas o primeiro motor do Ciclismo, não há justificação para que esta associação não exista há mais tempo. Se são as equipas, ou os seus responsáveis ou representantes, quem vai de porta em porta a pedir apoios (patrocínios), o estranho era não estarem legalmente organizadas para, de forma institucional (tem um lugar - até agora em aberto - na Assembleia Geral da FPC) pugnarem, pelo menos, por aquilo a que julgam terem direito.

Há mais de dez anos que oiço falar desta associação. O que só acontecia ciclicamente e, não deixa de ser curioso, nunca no início da temporada, mas um mês, mês e meio depois, quando começavam a faltar resultados a algumas equipas.

2. Para que serve a Associação de Equipas Profissionais - reforço que acho o nome mal escolhido, é uma associação de equipas profissionais de ciclismo, e não de equipas de ciclismo profissional.

Evidentemente para, em sede própria, que é a AG da FPC, esgrimir por um calendário mais uniforme, porque no resto nada vem acrescentar.

Mesmo sem existir legalmente conseguiu sempre negociar, ainda que de forma... "inteligente", as condições de participação nas provas.

3. Para que pode servir esta associação?

Para pôr os responsáves pelas dez equipas fundadoras a pensar, primeiro, no ciclismo profissional em Portugal... relegando, de uma vez por todas, os comesinhos interesses meramente pessoais para segundo plano.

Ainda falta, para que seja mesmo uma Associação dentro da Lei, que sejam eleitos os Corpos Sociais. Não espero surpresas, só espero que, em vez de palavras para o "povo" ler, apareçam, de verdade, ideias que salvem o ciclismo profissional em Portugal. E podem começar por ler, nem que seja de travez, os regulamentos vigentes.

E há tantas hipóteses para se avançar com um safanão nesta modorra em que se caiu...

Será que esta Associação quer debruçar-se sobre isto?

A ver vamos!...

Sem comentários: