sexta-feira, março 31, 2006

51.ª etapa



POIS É!...

Não há volta a dar-lhe. A sabedoria popular, séculos somados após séculos, continua a ser filosoficamente... indesmentível.

"Quem torto nasce... tarde ou nunca se endireita!" Pois é.

Então não é que que a primeira "decisão" da - ATENÇÃO - Associação de Equipas Profissionais visa boicotar o Troféu Joaquim Agostinho?

Voltemos só um passinho atrás. Para quem não percebe destas coisas.

A Associação de Equipas Profisionais (e não dos Directores-Desportivos das Equipas Profissionais) ainda não existe legalmente. Terá, primeiro, que eleger os seus Órgãos Sociais e depois esperar que saia em Diário da República o seu reconhecimento. Estamos pois, no mesmo pé que estávamos há um ano... há 5 anos... há 10 anos...

Pois bem, como vim a saber, e dado que duas equipas "profissionais" - as aspas justificam-se porque não sei o que chamar a uma equipa que se "esquece de preencher um formulário" e devolvê-lo a uma organização que a convidara para participar na sua prova, correm mesmo o sério risco de não terem lugar no pelotão do próximo Troféu Joaquim Agostinho -, a tal associação-que-ainda-não-é-associação apressou-se a pular (pular? para baixo não é pular!!!!) para o nível do nosso ciclismo actual e ameaça a organização com o boicote à prova por parte de todas as equipas profissionais!!!

É verdade! Eu sei que é difícil de acreditar, mas é verdade.

Sete das equipas cumpriram o regulamentado e devolveram o bolhetim de inscrição dentro dos prazos regulamentados - porque é que eu cada vez mais acho que as pessoas do ciclismo não conhecem os regulementos pelos quais têm, de reger-se???? -, a oitava, embora fora do prazo, também o fez retractando-se e pedindo desculpas (que foram aceites) à organização.

As outras duas pura e simplesmente não se inscreveram. Ora, o organizador fez o seu papel e tratou de encontrar substitutas, até porque não podia saber se, à imagem do que outras duas equipas fizeram recentemente, aquelas não se inscreveram por terem optado por outras corridas, no caso, além fronteiras.

O regulamento é claro. O organizador é OBRIGADO a convidar TODAS as equipas continentais nacionais. E fê-lo. O regulamento tem definidos prazos para as respostas. Três não confirmaram a sua presença, mas uma destas acabou por fazê-lo ainda que fora de prazo e a organização foi sensível às explicações apresentadas, mas das outras duas nem "sim, nem sopas". E a organização completou o quadro de equipas previstas com mais duas das muitas que tinham pedido para correr.

E que faz a ainda-por-nascer-associação-de-equipas-profissionais? Em "defesa daquelas duas" ameaça que nenhuma das dez corre.

Com que legitimidade?

Repito que a AEP só terá valor jurídico depois de eleitos os Corpos Sociais, estes aprovados e o resultado sair em Diário da República.

Os sponsors, Carvalhelhos, Milaneza, Madeinox, Riberalves, DUJA, Paredes-Beira Tâmega e Barbot-Halcon vão permitir que as equipas às quais pagam os ordenados façam "greve" porque houve duas que não se inscreveram... numa prova Internacional?

Isto passará pela cabeça de alguém?

Passou. Vamos é esperar para saber como reage o sponsor do mentor da ideia, que os outros não têm muito que pensar: as equipas vão estar à partida e mais nada. Como qualquer patrão faria.

Sei que muitos não gostam do meu Blog. Mas com situações como esta... Isso está a dar-me um gozo cada vez maior.

Eu, se fosse o organizador, faria aquilo que a triste Associação de Equipas devia ter feito...

Se pela minha parte cumpri com tudo o que está regulamentado... a mais não sou obrigado, mas para que a "barraca" não seja maior... essas duas equipas podem vir. Pagam, é do seu bolso, todas as despesas que "nós" - organização - já não podemos pagar porque só temos orçamento para 15 equipas e os 15 lugares estão preenchidos. Mas venham lá correr.

Esta devia ter sido a solução que a AEP deveria ter tentado negociar... não ameaçar que NENHUMA equipa nacional ia alinhar à partida,

Corporativismo. Sabem o que quer dizer? E é tão mau!...

2 comentários:

RuiQuinta disse...

Esta Associação é aa vergonha do ciclismo portugues!

Não tou esplicações, porque penso igual a tudo o que tá escrito sobre esta "agencia funerária" do ciclismo portugues, mas acrescento uma coisa: isto são politicas comunistas 8sem ofensas a comunistas) - todos iguais, mesmo que alguns trabalhem

mzmadeira disse...

Olá ACE, benvindo ao VeloLuso.

A tua comparação é engraçada, mas pouco racional, concordarás.

Por outro lado, convenhamos que a Associação ainda não existe legalmente. Foi feita a escritura, vão ter de ter estatutos, eleger os Corpos Sociais e esperar que tudo saia no Diário da República. Mais 5 ou seis meses.

O mau, nesta situação, é que não podendo ignorar este facto (não acredito que o não saibam), a primeira "coisa visível" que saiu dali foi... uma parvoíce.

Mas pronto... talvez aprendam alguma coisa.

Se o prof José Santos lê que o comparas a um comunista pega fogo... :-)

Espero que continues a colaborar neste espaço. Um abraço.