sábado, março 25, 2006

39.ª etapa



DESCRIMINAÇÃO ?

Num conhecido sítio de "discussão" do ciclismo, em português, que existe na Internet, "apanhei" o meu amigo Paulo Sousa a esgrimir a ausência de público na última Volta ao Algarve.

Eu só estive nas chegadas de Faro (avenida cheia), Praia da Rocha (avenida cheia) e Alto do Malhão (atendendo às condições meteorológicas, assistência espectacular que resistiu ao frio e à chuva torrencial, tal como eu, que como mero espectador, lá estive, na zona frontal ao pódio, fora das barreiras e de lá saí que "nem um pinto", como se diz na minha terra, e a bater o dente).

Havia menos gente do que em 2003 quando esteve presente Lance Armstrong? Talvez. Também nunca vi a subida da Senhora da Penha, em Castelo de Vide tão coalhada de gente como em 1996, quando Miguel Induráin correu a Volta ao Alentejo, mas, já agora, relembro aos que viram e chamo a atenção para os que deixaram escapar, no Cyclingnews, um site que É mesmo um Órgão de Comunicação Social, e como tal reconhecido a nível Mundial, com enviados especiais às principais provas por todo o Globo (na última Vuelta, o enviado especial era um jovem colega argentino, porque é hispânico e o site é australiano) - e onde, no site, o ciclismo é tratado de forma profissional e nem há "forúns" - nesse ano de 2003 publicou uma foto da chegada ao Malhão com uma legenda que me encheu, enquanto português, de orgulho e que dizia: "Não, não é uma etapa do Tour... é a chegada ao Alto do Malhão, no Tour do Algarve, em Portugal" e mostrava a enchente humana que preenchia todos os centímetros vagos na berma da estrada, que é estreita, apesar de as condições atmosféricas terem sido muito equivalentes às deste ano.

Mas voltando ao meu amigo Paulo Sousa, escreve ele: "Quase me atrevo a dizer que vi mais turistas do que nacionais..."

Não eram turistas Paulo. Eram amantes do Ciclismo e, que eu saiba, estes não têm nacionalidade. Os turistas estariam em Faro, ou Tavira onde, pelo que ia ouvindo na Rádio Gilão e no Rádio Clube do Sul, estava sol. E as esplanadas, acredito, cheias.

Os que estavam ali, à chuva e ao frio eram espectadores de ciclismo. Ingleses? Belgas? Alemães? Mas que raio de descriminação Paulo!...

Sem comentários: