domingo, março 26, 2006

43.ª etapa


CLASSIFICAÇÕES


Houve, segundo soube, alguns problemas com a classificação da 1.ª etapa da Volta a Terras de Santa Maria.

Quando o pelotão passou nas "costas" da meta, a cerca de 1,5 km da chegada, ia compacto mas, ao fundo da recta da meta - que conheço bastante bem, uma vez que ali cobri três Campeonatos Nacionais, aconteceu uma queda colectiva da qual se livrou pouco mais que meia dúzia de corredores, os primeiros, claro, a cortarem a linha de chegada.

Li que, e cumprindo os regulamentos, os homens que ficaram na queda deveriam ter sido cronometrados com o mesmo tempo do vencedor. Ora não é bem assim.

O que o regulamento diz é que os corredores vítimas de queda ou avaria mecânica dentro dos três derradeiros quilómetros da etapa (ou corrida de um dia) serão classificados pela ordem em que cortarem a meta mas creditados com o mesmo tempo que o último corredor do grupo em que seguiam à altura do incidente.

E percebe-se porquê e tem lógica.

Antes, esta regra era apenas válida para os últimos mil metros de corrida e aí até seria aceitável uma redacção diferente das regras, mas em 3 km acontece muita coisa e nesse espaço o grupo pode fraccionar-se. Garante-se aos infortunados o mesmo tempo que o último dos homens do grupo onde seguiam conseguir na meta. Logo, pode haver cortes sim senhor.

O que parece que aconteceu, e digo isto porque não tive acesso à classificação completa, foi que os cronometristas foram registando os tempos reais com que cada corredor passava a meta, não estabelecendo um único corte que diferenciasse os tempos ganhos por aqueles que se livraram da queda e os que, de uma forma ou outra, foram prejudicados por ela.

Estiveram mal os juízes cronometristas, esteve pior o Presidente do Colégio de Comissários (que francamente não sei quem é) ao não emendar o erro dos seus companheiros.

Se o David Garcia ganhou espaço que justificou o "corte" em relação ao Pedro Lopes e este em relação ao 4.º classificado e este em relação ao 6.º... tudo bem. Se na queda não passaram mais de meia dúzia, ou sete, ou oito corredores, se havia muitas dúvidas onde fazer o último "corte", como é uma corrida do calendário nacional e, só os primeiros dez pontuam para os rankings que existem, a partir do 11.º deviam ter tido todos o mesmo tempo... Se é que foi mesmo impossível perceber quantos tinham chegado na frente porque se safaram da queda.

Sem comentários: