quarta-feira, maio 03, 2006

79.ª etapa



SÓ HÁ DUAS HIPÓTESES: OU SE ESTÁ... OU NÃO SE ESTÁ!...

Passam 40 minutos da meia-noite, já é 4.ª feira. Acabo de ler o trabalho que daqui a algumas horas todos os que comprarem A BOLA poderão ler. Sobre ciclismo, claro. Sobre a Volta à Extremadura, corrida espanhola, que sai da portuguesíssima Castelo Branco, patrocinada - entre outras entidades - por uma subsidiada de uma empresa portuguesa e com a participação de 4 formações lusas.

Tenho de confessar que nunca pensei que a minha ausência se prolongasse por tanto tempo. Tenho que confessar que não sei quando poderei voltar. Aligeira-me essa dor que sinto cá dentro o facto de A BOLA continuar a marcar uma posição que, custe a quem custar, doa a quem doer, nem sequer tem vindo a ser posta em causa pela concorrência. No outro jornal desportivo de Lisboa li, há dias, numa "curta", que iam estar seis equipas portuguesas na corrida. Isto já depois de A BOLA ter escrito que eram 4 e de eu próprio aqui ter deixado os seus nomes.

Rebusco os recortes dos últimos 4 meses e, tirando o GP da Costa Azul e a Volta ao Algarve, sublinho o divórcio entre os outros jornais desportivos nacionais e o ciclismo.

Se calhar - secretamente ainda alimento essa esperança - daqui a algumas horas, quando tiver nas mãos os três jornais impressos, terei de vir aqui pedir desculpa. Fá-lo-ei. Mas, ao mesmo tempo, receio não poder vir a ter essa oportunidade, apenas porque não vai haver nada a rectificar neste este artigo.

Estou, contra vontade minha, afastado da redacção, mas não deixo de "sentir a camisola" e é com muito orgulho que vejo continuado (sem falsas modéstias) o meu trabalho em prol do ciclismo nacional. Fico mais socegado.

Claro que já sabia que não há insubstituíveis e que destes estão os cemitérios cheios, mas temi. Agora estou descansado. E todos os que minimiza(ra)m o esforço de A BOLA no apoio e divulgação e acompanhamento, en su sitiu, do ciclismo português bem podem limpar as mãos à parede, como se diz no meu Alentejo.

Não, não são dúzia e meia de fotos num qualquer site que só meia dúzia conhecem e onde nem todos podem entrar que "salvam" ou projectam os investimentos dos patrocinadores que mantêm vivas DEZ equipas em Portugal. Mesmo que seja só 1/4 de página... se cada um dos 150 mil exemplares postos nas bancas forem comprados e lidos por seis pessoas cada (que é, mais ou menos, o que dizem os observadores do mercado), sempre há quase 1 milhão de portugueses, aqui, em França, nos Estados Unidos... que vão sabendo novas do nosso ciclismo. Todos os dias.

Sim. Posso ir dormir descansado.

P.S.: Nada tenho contra, antes pelo contrário, os amadores que tiram fotos em ALGUMAS corridas e as põem onde muito bem lhes apetece. Todos somos poucos para ajudar, cada um na sua área, a promover o ciclismo em Portugal. Bem hajam, esses, portanto.

Sem comentários: