domingo, maio 21, 2006

91.ª etapa



MAS COMO HAVIA DE SER?

Não é a primeira vez, nem será a última. Aliás, desde o início que venho a repetir que, neste espaço, exercerei o meu direito à opinião. E, respeitando as opiniões dos outros, não me escusarei a comentar... comentários, sejam eles postos onde forem. Por isso, não é a primeira vez, nem será a última, que vou comentar uma opinião que li no Cyclolusitano!

O senhor Henrique Gomes, que não conheço pessoalmente mas com quem cheguei a trocar opiniões quando podia escrever no Cyclolusitano, sempre dentro das melhores regras de educação e respeito, insurge-se contra o facto de, aparecendo nesta altura, o Benfica esteja a destabilizar as outras equipas ao encetar contactos e eventuais conversações com corredores que ainda têm contrato com as formações que representam.

Ora, neste ponto, o Henrique Gomes revela, se não alguma certa má vontade contra a nova equipa que se anuncia, alguma ingenuidade quanto à realidade. Acreditará o Henrique Gomes que as outras equipas - todas as outras equipas - quando, ano a ano procuram reforçar-se esperam até ao dia 1 de Setembro para sondarem os corredores que lhes podem vir a interessar?

E se fica "chocado" com o facto de uma equipa, que surge de novo, falar com corredores com contrato com outra equipa... se os contratos são válidos do dia 1 de Janeiro ao dia 31 de Dezembro de cada ano... afinal, os milhões de SMS que as operadoras de telemóveis registam nos últimos minutos de cada ano e nos primeiros do ano seguinte, não serão apenas trocas de desejos de um bom ano novo... muitos deles serão de directores-desportivos respeitadores dos contratos que não falam antes com corredores de outras equipas porque estes têm contrato até às 24 horas do dia 31 de Dezembro.

Quantos exemplos já temos lido de corredores que, correndo este ano numa equipa, já estão comprometidos com uma outra - e falo mesmo a nível internacional? Eu estive na Vuelta do ano passado, onde Paco Mancebo era o chefe-de-fila das Ilhas Baleares mas toda a gente já sabia que este ano correria na francesa AG2R.

Ainda por cima, numa equipa que nasce agora, é evidente que tem que começar - provavelmente, antes de ser anunciada já antes tinha feito sondagens no mercado e até garantido alguns compromissos - a tratar do efectivo que a irá representar. E fazê-lo atempadamente. E muito provavelmente quando Orlando Rodrigues foi convidado - e aceitou o cargo - para director-desportivo, quem o convidou já lhe apresentou meia dúzia de corredores que já terão um compromisso com o Benfica. Orlando Rodrigues gostou, pesou os outros prós e contras e aceitou o desafio. Não o faria no escuro...

Curiosamente, os regulamentos, tanto da UCI como da FPC, prevêm um período de contenção destas informações, proibindo, no seu artigo 2.17.042, que equipas ou corredores revelem, seja negociações para a prorrogação do contrato em vigor, seja de contactos ou acordos para uma futura transferência. Isto está regulamentado. Por isso nenhum corredor ou responsável por uma equipa revelará, antes daquela data, que já assinou ou está comprometido com outra equipa, que no caso de se anunciar que vai continuar (sendo na mesma interdito) há vários exemplos no passado.

Portanto, é mais do que natural que o Benfica já tenha mesmo parte da equipa apalavrada. E os corredores que já estejam comprometidos deixarão de ser menos profissionais por isso? Não acredito. Neste momento são empregados de um patrão e ser-lhe-ão fiéis até final do contrado. Foi o Benfica além da procura de corredores em final de contrato? Em Portugal, neste momento, são raríssimos os exemplos de corredores com mais de um ano de contrato, até porque quase todas as equipas estão na corda bamba... tendo arrancado para esta temporada sem NENHUMA garantia de em 2007 estarem na estrada. Mas pode acontecer. Fazem mal os responsáveis encarnados em contactar corredores cujo contrato com a actual equipa se estenderá para além do próximo dia 31 de Dezembro? Tudo é negociável. Um contrato bem feito terá uma cláusula de rescisão e se o pretendente ao corredor estiver disposto a pagá-la...

Esperemos é que estes novos responsáveis pelo Benfica não façam o mesmo que os seus antecessoceres, embora, em termos de relacionamento profissional, e até pessoal, nada tenha a apontar, nem a José Manuel Antunes nem a António Brás, mas terem escolhido a Volta de 1998 para, durante e aproveitando a corrida, fazerem os primeiros contactos com corredores, ou tentarem convencer algum mais "difícil"... isso é que, de verdade, é susceptível de condenação. De resto, voltando ao princípio... NENHUMA equipa pode esperar pelo dia 31 de Dezembro, quando acabam os contratos, para estabelecerem contactos com corredores que lhe interessem, até porque 15 dias antes encerram as inscrições. Não é?

Um abraço para o Henrique Gomes.

Sem comentários: