sexta-feira, maio 19, 2006

87.ª etapa



A "BOLA DE NEVE" POR QUE ESPERÁVAMOS

O Benfica está de regresso à estrada, por muito que as habituais “aves de mau agouro” tentem minimizar o facto. Já o escrevi, é, pelo menos, de mau gosto pensar que um empreendedor como João Lagos concedesse ligar o seu nome a um projecto que não viesse a sair do casulo.
E volta a falar-se da importância, ou não, de termos os três grandes emblemas desportivos nacionais no pelotão. Eu sou a favor. Fui-o sempre. No meio, desde o topo da pirâmide até a largas franjas da sua base, o sentimento é o mesmo. A motivação, também já a referi. Com Benfica, Sporting e FC Porto no ciclismo todos iriam ganhar. Mas mesmo todos.

Dou um exemplo. Já o Futsal tinha “desenhado” o seu futuro, enquanto modalidade com pontencial, já a AMSAC (St.º António dos Cavaleiros), o Freixieiro, o Sp. Vila Verde, o Forte da Casa, entre outros, compunham um campeonato equilibrado e competitivo e os jornais... nada! Aparecem Sporting e Benfica (agora já há mais clubes do futebol de 11 metidos) e o Futsal ganhou rapidamente espaço em, pelo menos dois dos jornais desportivos.

A Imprensa vive dos jornais que vende. Já não é só da receita simples da venda exemplar a exemplar, mas os números de venda conta na escolha das agências de publicidade para a inserção dos anúncios dos seus clientes. Por isso algumas “guerras” tipo “eu vendo mais do que tu...”
E quem compra os jornais desportivos? Os adeptos dos clubes desportivos. Mais os dos grandes, porque são mais, um pouco menos os dos outros – mas quase toda a gente é do Braga e do Benfica; é do Penafiel e do FC Porto; é do Farense e do Sporting...

Benfica, Sporting e FC Porto são incontornáveis.

No que respeita às modalidades, quem compra jornais? Adeptos? Sim, claro, conheço muitos – um grande abraço ao meu grande, grande amigo Francisco Araújo, sim, esse, o sempre-mecânico de Joaquim Agostinho – que até os compra a peso. Os antigos, entenda-se, desde que tragam uma “breve” sobre Ciclismo.

Sou leitor de tudo o que traga letras, incluindo o Cyclolusitano onde já tive o prazer de colaborar com as minhas opiniões. O “sítio” é avesso a opiniões, ainda por cima de quem percebe alguma coisa do que diz e hoje estou proscrito. Mas, desde o tempo em que, entre uma ofensa pessoal e uma ameaça à minha integridade física, eu podia escrever no Cyclolusitano, que deu para constatar que 97% dos “aficionados” do ciclismo não lêem jornais. Quem compra jornais por causa das modalidades são os directores das equipas, os técnicos, os árbitros e os atletas e familiares.

Não é por acaso que os jornais em 48 páginas dão 4 ou 5 às modalidades.

Voltemos à “pista” que deixei lá atrás, concretamente em relação ao Futsal. Com Benfica, Sporting e FC Porto no pelotão, não digo que se fosse ao exagero de enviar jornalistas a cobrir os treinos, mas as corridas seriam de cobertura obrigatória.

Nenhum dos jornais correria o risco de, sendo as notícias de futebol “caras chapadas” de um para outro, uma franja de adeptos dos três grandes optasse por um porque, para além do futebol, também falava de ciclismo.

Entenderam os mais cépticos?

A partir deste simples exemplo, tudo rolará formando uma imparável “bola de neve”. E as outras equipas – com os respectivos patrocinadores – também sairão a ganhar.
Há a possibilidade de ter um magote de adeptos do Benfica a vaiar um corredor do FC Porto no pódio? Até pode acontecer, mas não quero acreditar. Porque quem vai ao ciclismo vai porque gosta de ciclismo. A presença das três grandes equipas apenas vai fazer aumentar exponencialmente o número de pessoas que vão... ao Ciclismo.

Sem comentários: