sexta-feira, maio 19, 2006

88.ª etapa



CLUBES...

Com o regresso do Benfica na ordem do dia - atenção à "navegação" que um FC Porto, ainda que "geminado", também está aí a "rebentar" - reacendeu-se a questão dos clubes de futebol no ciclismo mas, para não vir a ser acusado de "falta de memória" não vou deixar passar em claro a longa - de mais de 20 anos - ligação do Boavista Futebol Clube às duas rodas, destacando-se os triunfos na Volta a Portugal em 1992, com o brasileiro Cássio Freitas, e no ano seguinte, com Joaquim Gomes, isto para além de inúmeras outras vitórias e resultados de destaque, no País e no estrangeiro. Boavista que continua de pedra e cal no pelotão ao qual, este ano regressou o Vitória de Guimarães, ligado à empresa ASC. Mas há mais casos.

O Salgueiros já teve ciclismo - e hoje nem futebol tem -; o Olhanense também (vou concerteza esquecer-me de alguns... e quero apenas referir-me a clubes nos quais o futebol é a modalidade mais importante), o Torrense abriu o caminho à Sicasal... até aqui o meu FC Alverca há 35 anos tinha uma equipa onde pontuava, já em fim de carreira, Américo Silva, não este que treina a LA, mas o que venceu uma Volta a Portugal pelo Benfica.

Deixei de propósito para o fim o Belenenses. Já teve ciclismo sim senhor e, em finais de 2004, embalada pela euforia de uma qualquer desconhecida "mina de ouro" que permitiu prometer vencimentos bem acima da média aos seus futebolistas, a direcção azul, pese embora todos os prazos já tivessem sido ultrapassados, queria mesmo avançar com o regresso da Cruz de Cristo ao pelotão, tendo efectuado deligências junto da FPC para que esta ajudasse a ultrapassar eventuais entraves burocráticos. Valeu o bom senso do presidente da FPC que aconselhou os responsáveis azuis a amadurecerem a ideia. Ao longo do ano de 2005 foi o que se viu... no futebol. Ordenados em atraso, trocas de treinador e... já este ano, no final da temporada, a despromoção ao segundo escalão. O que teria acontecido à pobre equipa de ciclismo se se tivessem lembrado a tempo de a pôr na estrada?

Sem comentários: