quinta-feira, maio 18, 2006

Fora das Barreiras.3



VIRA O DISCO E TOCA O MESMO...

Na sua tenaz cruzada - admiro-lhe a persistência -, com o seu quê de queixotesca já que vê "moínhos" por todo o lado e não pára de contra eles investir, o engenheiro António Costa, um dos administradores do Cyclolusitano (não percebo porque, referindo-se a este Blog teimam em escrever "noutro sítio"... eu não me importo de publicitar aqui o vosso site!), que muito me agrada ter entre os meus visitantes, "embirrou" agora com a forma como um grande profissional da fotografia, em áreas tão diversas - e sempre com uma qualidade bastante acima da média - como o ciclismo, o desporto automóvel, o ténis e a Festa Brava, escolheu para retratar a chegada a Marvão na última Volta a Portugal do Futuro.

1.º ponto - A foto que exibiu não é da Volta ao Alentejo nem pode ter sido tirada a 30 de Maio de 2005; a etapa da Alentejana que terminou em Marvão saiu de Nisa; na foto vê-se perfeitamente o placard com "Estremoz-Marvão"; edp, ctt e Prevenção Rodóviária são "sponsors" da PAD e não da AMDE; as motos amarelas com o logo de A BOLA estiveram ao serviço da PAD; na Volta ao Alentejo, no dia 30 de Maio de 2005 quem ganhou em Marvão foi Sérgio Ribeiro da Barbot-Pascoal; o corredor que chega na frente, na dita foto, é Afonso Azevedo da Milaneza-Maia; foi no dia 2 de Agosto de 2005;

2.º ponto - o fotojornalista em causa, profissional consciente, não se poria naquela posição se não tivesse a noção de que vinha ali um corredor isolado (chegou com 7 segundos sobre o segundo, Gilberto Sampaio, da Casactiva); o corredor vem na faixa da direita (da sua, dele, corredor, direita), o fotojornalista está atrás da linha que delimita o espaço para se tirarem fotos, à sua esquerda; é uma chegada em alto, a velocidade não ultrapassaria os 25 km/hora e as motos vêm atrás (como deve ser) do corredor; o fotojornalista está perfeitamente visível e não estorva, em nada, nem a acção do corredor nem o trabalho dos condutores das motos;

3.º ponto - o fotojornalista em causa é co-autor do Anuário "Ciclismo 2005", se por acaso já o viu terá percebido que incute um cunho muito pessoal e original no seu trabalho (de qualidade irrepreensível) pelo que, em cada situação procura fazer um "boneco" diferente. Não terá sido, quase de certeza, porque eu não estava no local, para não prejudicar a reportagem televisiva já que, normalmente, as chegadas são filmadas, essas sim, a partir de uma plataforma elevada (quase sempre uma grua);

Como no mesmo post volta a referir-se a uma chegada a Marvão, desta feita, na Volta a Portugal do Futuro, fica claro que apenas se equivocou na prova e daí não vem mal ao Mundo, agora a "triste figura... do profissional (o sublinhado é seu) deitado no chão (está sentado)", terá de admitir que é um bocado forte de mais. E a sua confusão vai mais longe ao dizer "nessa chegada só não me meti atrás das grades, ou em cima delas, porque os ciclistas não me deram tempo..."

Repare na ordem de chegada: Afonso Azevedo; Gilberto Sampaio, a 7s; Vitor Rodrigues, a 9s; André Cardoso e Bruno Oliveira, a 11s, Joaquim Gregório, a 13s; Bruno Pinto e Bruno Barbosa, a 15s, Hélder Magalhães, a 16s e José Mendes, a 18s.

Numa chegada em alto, custa-me imaginar qualquer espécie de confusão e ajuntamento na chegada até porque o único Jornal Nacional que cobriu a prova na íntegra foi A BOLA. Mesmo que a Lusa, com o meu caríssimo amigo Nuno Veiga, fotojornalista residente em Elvas, tenha estado presente, do que não estou seguro, para além do Paulo Maria (o tal da "soneca") só estaria o Alexandre Pona, de A BOLA. Se não é vontade de embirrar...

Mudando de assunto.

Escreve o engenheiro António Costa que "alguém que anda aqui [leia-se: no forúm do Cyclolusitano] mas não lhe apetece aqui escrever, porque acha que isto é uma lixeira [a expressão é sua], mas ele [que sou eu] anda cá..."

Se a "administração" do Cyclolusitano não tivesse sucessivamente recusado a minha reinscrição, concerteza que escrevia. Assim, manda a boa educação que não sendo eu convidado não me pronuncie. Manda, por outro lado, o respeito pelo trabalho de cada um que, quando se cita seja o que for, se acrescente de onde é que o texto, na sua totalidade ou parcialmente, foi retirado. Mas "nesse outro sítio" são useiros e vezeiros no past&copy... e o nome do VeloLuso foi banido, juntamente com o meu.

Todas as minhas preocupações fossem desse calibre!...

1 comentário:

mzmadeira disse...

Li, caro Paulo.

E não foi de forma atravessada.
Aliás aexpressão "soneca" está lá, na foto que tu voltaste a por, tudo o resto foi desmontar uma série de erros de fcto. Não era a Volta ao Alentejo... e por aí adiante.

É que há gente, e não sou eu, que usa o Cyclolusitano para denegrir, gozar, deitar abaixo o ciclismo, só porque acha que tem direito àquilo a que não tem.

E de uma forma quase doentia.

E se ainda não viste, vai ver o comentário ao teu "post" no Cyclolusitano. Vá lá, reconhece que se enganou e a foto não era da Volta ao Alentejo... quanto ao resto... "moita carrasco", não valeu... meteu os pés pelas mão e agora faz de conta que o importante do seu "lamento" foi que a organização [quem mais???] OBRIGOU O FOTOJORNALISTA A DEITAR-SE.

Relê tu o tal post das sequências de datas e vê se não há lá rasgos de sarcasmos, com sentido diametralmente oposto ao da "desculpa" postada hoje...