quinta-feira, maio 25, 2006

94.ª etapa



NÃO PERCEBO... EXPLIQUEM-ME!

O que se passa com as equipas portuguesas nas corridas internacionais?

Parece que as camisolas que estão na Volta ao Alentejo são as mesmas que estiveram no GP Rota dos Móveis e no GP do Minho, onde houve luta todos os dias, onde houve trocas de camisola amarela, onde equipas como a Carvalhelhos-Boavista "deram àgua pela barba" à formação do vencedor final, onde corredores de equipas como a Paredes-Rota dos Móveis e da Imoholding-Loulé ganharam etapas... parece que essas camisolas também estão na Volta ao Alentejo, mas serão as mesmas equipas?

Tento adivinhar o que se poderá estar a passar. São as 4 formações espanholas onde não há UM corredor que se possa dizer seja melhor do que os melhores das portuguesas, que amedrontam? A Barloworld tem Degano. Pronto. O homem até ganhou a um McEwen a 50% no GP Costa Azul... Mas, quem é aquele corredor que vestiu ontem a amarela e a conservou hoje?

Porque é que na etapa de hoje, dos nove (9) corredores que andaram em fuga o único português foi Nuno Marta que abriu a corrida durante... 2 mil metros? E pouco depois da partida. Ajudaram a puxar para anular as fugas? Obrigado. Se não andassem à velocidade do pelotão ficavam todos para trás.

E dou comigo a pensar numa coisa na qual não quero acreditar...

As equipas portuguesas, ou a maioria delas, já o sabia, olha para o calendário, aponta para a Volta e só aparece nas outras corridas porque... tem que ser. Pudessem inscrever a equipa na UCI em Julho para correr a Volta e não o fariam antes... Mas agora decalcam essa "ambição" para o interior de uma corrida?

Nesta Volta ao Alentejo sabe-se, desde que foi conhecido o seu traçado, que a etapa de amanhã poderá ser decisiva e qual é a ideia com que fico ao fim de dois dias de corrida? Que as equipas portuguesas só alinharam à partida de Vendas Novas e de Mora... porque tinha que ser. Auto-limitaram a "sua corrida" à etapa de amanhã. Tenho a certeza que todos os responsáveis terão justificações que julgam plausíveis. E tenho a certeza que as marcas que investiram nas suas equipas, sem televisão, que sempre faz uns planos "giros" das várias camisolas para não ferir susceptibilidades (mas o resumo só passa daqui a oito dias, ao princípio da tarde de sábado, quando as famílias estão a passear nos Centros Comerciais), devem estar "radiantes" por as rádios e os jornais só falarem dos espanhóis e do italiano e de nas fotos só aparecer a publicidade das equipas espanholas e italiana... mas a culpa não é dos repórteres nem dos fotojornalistas!

E volto a falar dos pontos UCI que estamos a dar de mão beijada aos estrangeiros que vêm cá.

Ah!, isso não interessa. A posição do País no ranking UCI não interessa. Levarmos só dois, ou só um corredor aos Mundiais... não interessa.

Acredito.

Cada vez estou mais convencido que a paixão... vá lá, o amor... ok, ok... o interesse dos nossos directores desportivos pelo todo do ciclismo nacional nasce e morre dentro do carro de apoio da respectiva equipa. O que interessa é que continue a haver equipas, para que possa haver... directores-desportivos.

Assim o nosso ciclismo não vai lá.

E amanhã quem garante que não é outro corredor de uma equipa espanhola a ganhar? E nos reduzidos espaços disponibilizados nos jornais... caberão as fugas loucas das duas últimas etapas?

E vamos ficar satisfeitos só com isso?

Eu não fico.

E os patrocinadores? Ficarão?

Sem comentários: