quinta-feira, maio 04, 2006

Cyclolusitano.2





QUE PENA!...

Tudo, e todos os meios, que sirvam para ajudar a divulgar o Ciclismo em Portugal merece a minha atenção. E aplausos, quando merecidos. Porque nada nem ninguém está acima de uma crítica, que espero seja olhada como construtiva...

O mais importante - ou o único? - site dedicado ao ciclismo em Portugal (?) estagnou. Parou. Regrediu. De há mais de um ano para cá, de repente, um sítio que era visitado e procurado principalmente por interessados na História do nosso ciclismo - e detém um acervo de valor incalculável - foi "invadido" por figuras, figurinhas e figurões que, qual tânia, se introduziram nas suas entranhas passando, primeiro, a viver à sua custa para, porque nada em contrário foi feito pelos seus responsáveis, passarem a ser eles o "Cyclolusitano".

O Fórum, aberrância que cresceu e se espalhou qual doença má, é, hoje por hoje, a "estrela da companhia" e local onde qualquer um despeja a sua ignorância e ânsia de se mostrar mesmo que isso signifique a morte da secção NOTÍCIAS, ignorada para que algumas novidades se diluam nos milhentos tópicos de uma "roda de comadres" que é iligível e espaço que não interessa, nem um pouco, a quem, no estrangeiro, procura, num site português, notícias sobre o ciclismo nacional.

Pesquise-se a Internet. Em espanhol, para além do Todociclismo - sítio de referência -, e apesar do Globeros ter sido desactivado, ainda é possível encontrar mais uma dúzia de sítios onde procurar notícias. Regionais, talvez... mas sérios. Em francês há ainda mais e em inglês, para além do "rei" dos sites sobre ciclismo, que é o australiano Cyclingnews, outros tantos. Como o belga Cycling4all. E também há em italiano, em alemão, holandês, dinamarquês... não vou fazer aqui a Volta ao Mundo em sites sobre ciclismo.

Os portugueses que vivem no estrangeiro, e à falta de destaque - que eu defendo até à morte - da modalidade nos sitios dos jornais desportivos, que são avidamente consumidos (por causa do futebol, claro), procurarão o Cyclolusitano acreditando que têm ali o seu portal do ciclismo luso. Mentira!

A última notícia - que, se a minha memória não me atraiçoa, até nem foi aproveitada pelos jornais - data de há 3 semanas!!!

Eu sei que é um site construído e mantido à custa dos tempos livres dos seus responsáveis. Que têm outros afazeres, decerto mais prementes para a sua vida pessoal. Respeito-os. Contudo, pelo menos dois dos "administradores" são presença assídua naquela caricatura de "fórum". Um deles é mesmo um dos arrivistas, que desvirtuaram aquilo que o seu (do site) criador sonhara fazer daquele espaço. Não tenho nada contra a pessoa, o homem, mas em relação ao "administrador"... vou ali e já venho.

Eu, se quisesse, ou precisasse da colecção da SuperCiclismo - um beijo grande e respeitoso à Maria João, que sei lutar com enormes dificuldades para manter em pé o projecto - mandava um mail para... a SuperCiclismo, não usaria um "fórum" - sendo, ainda por cima, "administrador" do espaço, para pedir que ma enviassem. Ou telefonava-lhe. Mas aquele "fórum" é isso mesmo. Um espaço híbrido onde se despejam as maiores aleivosidades que se possam imaginar.

Exemplo: um tal El Kito escreveu hoje (4 de Maio) - ... o serginho [Sérgio Ribeiro] faz 6º numa clássica internacional e nem duas linhas saem nos jornais...

O português não lê jornais. O português médio, com alguma formação académica não lê jornais, que se pode esperar dos outros?

Eu Sei que não se consegue ler... mas envio o ficheiro a quem mo pedir.

E os "administradores", com mais responsabilidades, também não viram. Não emendaram. Não esclareceram quem procura INFORMAÇÃO no Cyclolusitano que o El Kito... apenas NÃO LÊ JORNAIS. Embora não tenha tido a mínima vergonha de escrever que "...nem duas linhas saem nos jornais..."

Repito que estas críticas o são, em consciência, de teor construtivo. Assim o queiram entender. Move-me o desejo de ter, em português, um site de dimensão internacional. Pelo menos, um sítio onde os portugueses, onde quer que estejam, possam colher uma ideia de como vai o ciclismo português. Não que um dos "postantes" foi reformado!!! Vergonha!

E, como para além das "novidades" colhidas nos sites estrangeiros - que qualquer um pode por si procurar (o Cyclolusitano deve ser o sítio na Internet que mais notícias decalca, a nível mundial - outra vergonha) - os seus responsáveis são incapazes de as procurar noutros locais, nem que seja no jornal - num qualquer jornal - que até pode ler à mesa do café onde vai tomar a bica, se o amor que têm pela modalidade não chega para gastarem 2,10 € por dia nos jornais desportivos... não percebo essa paixão. A não ser no aspecto do proveito próprio. Eu vou vê-los a reclamar direitos iguais aos dos jornalistas profissionais quando chegar a Volta.

Espero que, quem de direito, esteja atento ao "contributo" que o Cyclolusitano está a dar para a divulgação do ciclismo português.

Já agora, como o site "sobre ciclismo" em português está cego, depois de ter ficado surdo (infelizmente, pelo caminho que leva, não há esperança de ficar MUDO), e como a Internet já é um meio previlegiado de procura de notícias, deixo esta. Com um pedido do fundo do coração: parem! Pensem. Olhem à vossa volta. Arrepiem caminho. É o que todos os que realmente gostamos de ciclismo desejamos. A bem do Ciclismo nacional. A bem do Cyclolusitano.

4 comentários:

mzmadeira disse...

Obrigado por ter vindo a este espaço.
Respondo-lhe a dois tempos.
1.º - Se estamos a falar de Ciclismo português, não será no l'Équipe ou na Gazzetta dello Sport que vai encontrar informações.
2.º - Interessantes as contas que fez. São exactamente iguais à multiplicação de três cafés por dia x 7 dias x 52 semanas.

Quanto à escrita do colaborador d'A BOLA... deixa-me a pensar.
O que me apetecia escrever era: Pobres e mal agradecidos.

É o único que vai a todas as corridas, que as conta, que dá notícias e você queixa-se... do linear da sua escrita. Infelizmente, e digo-o do fundo do coração, não pode escolher. Ou o linear das prosas do F. Emílio, ou nada! Que os outros jornais estão encasulados nas suas redacções.

Por fim, agradeço-lhe as palavras em relação à minha pessoa. Nem calcula como me dói estar fechado em casa. Claro que eu queria ser eu a estar no lugar dele. Em relação às diferenças de estilo, nem sequer é disso que se trata. A minha formação foi sempre na escrita; a dele não. Mas respeito a sua boa vontade e quem dá o que tem...

Espero não ter sido demasiado "directo" na minha resposta, mas estamos aqui para sermos honestos, não é? E fico a aguardar por futuras colaborações da sua parte. É muito bem vindo. Um abraço.

mzmadeira disse...

«Estava um tipo na fila para comprar um bilhete de sócio para o Benfica-FC Porto quando ouviu gritar: "Luísssss!... oh, Luísssss!...", não vendo de onde vinha o grito, saiu da fila para descobrir e depois já não o deixaram entrar, tendo de ir para o fim da fila. Depois de esperar meia hora, ao chegar ao "guichet" descobriu que se tinha esquecido de trazer o cartão de sócio pelo que não lhe venderam o bilhete. Mas queria mesmo ver o Benfica-FC Porto, por isso passou para a fila dos não sócios. 45 minutos na fila e de repente... "Luísssss!... Oh, Luíssss!..." Olhou, não viu quem chamava, saiu da fila e... não o deixaram voltar a entrar tendo de ir para o fim. Mais meia hora na fila. Finalmente, entrou para o estádio. Encontrou um lugar e sentou-se, o jogo já começara. Há uma jogada de perigo... pode ser golo e... "Luíssssss!... oh, Luísssssss!...", olha em toda a volta, não descobre quem chama e... não viu o golo que entretanto havia sido marcado. Ficou para morrer...
Passa mais um bocado e... "Luíssssss.... oh, Luísssss!...."
O tipo não aguentou mais e, num salto pôs-se em pé e berrou a plenos pulmões: EU NÃO ME CHAMO LUÍSSSSSSSSSSS FODA-SE!.....»

Percebeste Paulo?
Se não te revês nas minhas critícas... porque te apressas a responder-lhes?
Já pensaste que não és tu o... "Luís"?

Um grande abraço.

mzmadeira disse...

Caro "ciclismodependente" - aqui abro um parêntises: afinal, sempre é possível participar anonimamente neste Blog, o que contraria a tese de que as figuras do ciclismo evitam vir aqui para não se "exporem"... -, recomeçando:

Caro "ciclismodependente", vou confessar-lhe uma coisa: ontem fiquei a matutar numa coisa que escreveu e até tive dificuldade em adormecer. Mas o amigo enganou-se (?) e enganou-me com as suas contas.

A sério. Fiquei aterrado ao pensar que gastava mais de MIL CONTOS por ano em jornais. E seriam muitos mais porque, para além dos 3 desportivos, que compro 363, ou 364 (nos casos de A BOLA e do Record) e 365 ou 366, no caso d'O Jogo, dias por ano, ainda teria de acrescentar um semanário, uma das revistas de informação geral (Sábado ou Visão, sem preferências, escolhendo semanalmente pela capa) e a assinatura anual do semanário espanhol Meta2Mil... Não conseguia adormecer só de pensar qe, sem dar por isso, gastava seis meses do meu ordenado em Informação.
Alguma coisa havia de estar mal.

Já vi. O amigo conseguiu multiplicar os 2,10 € por 7 (dias) e depois outra vez por 356 (???) dias... transformando o que seria 766,50 € em qualquer coisa como... 7 vezes mais. Uffffff!... Sei que "não bato bem", na ânsia de saber e aprender todos os dias, mas afinal não são os 200 contos/ano que gasto em papel que me desiquilibram as finanças... Era o dinheiro que gastaria numas férias a sério, coisa que não sei o que é há mais de 20 anos! Mas a opção é minha.

Um abraço, e... quando voltar a fazer contas, lembre-se meu coração...

mzmadeira disse...

Retomo, depois daquela brincadeira - espero que não leves a mal a "anedota", Paulo - a última resposta do meu caro Paulão!

Sabes porque nem nunca me passou pela cabeça criar um espaço alternativo ao Cyclolusitano? Para além do facto de não perceber porque haveria de o fazer?

Porque não seria capaz. Ponto!

Eu sei das minhas limitações e nem este Blog é "contra" o Cyclolusitano. Recordo que ele já existe desde Outubro do ano passado, antes ainda de eu ter sido proscrito e de eu ter até beneficiado da boa vontade dos seus responsáveis que me deixaram (porque eu pedi autorização) publicitá-lo no seu site. Até lá puseram um link para aqui, link que depois de eu ter sido "riscado do mapa" também foi eliminado.

Só me podem acusar de UMA coisa: ter tentado emprestar alguma dignidade, no que respeita à discussão do ciclismo nacional, àquele espaço. A paga foi ter sido escorraçado.

Não falo de efeito/causas, mas a realidade, que retrato neste mesmo artigo parece que me dá razão.

Sempre considerando-te...