terça-feira, junho 06, 2006

103.ª etapa



CAMPEONATOS NACIONAIS - I

Acabo de ler n'A BOLA que os Campeonatos Nacionais vão ser disputados no Alentejo - em Castelo e Vide e arredores - e que a corrida em linha não será nada fácil. É o que se espera de uma corrida - uma única corrida - que ditará o Campeão Nacional, ou os campeões nacionais, nos diversos escalões.

O início, logo a subir para o alto da Sr.ª da Penha (3,8 km com pendentes na ordem dos 5 a 7%), subida que se repetirá nos primeiros quilómetros de cada ma das 7 voltas - no caso das élites masculinas - ditará a selecção natural dos potenciais candidatos a renderem Joaquim Andrade, isto se o corredor da Riberalves-Alcobaça não "decidir" defender a preceito o título conquistado o ano passado, na Feira.

Vai ser durinho, isso vai, mais pela sucessão de pasagens do que propriamente pela escalada em si, se bem que esta seja suficientemente dura para, numa chegada, ditar diferenças significativas. Mas em 1996, há 10 anos, portanto, no final de uma etapa que se iniciara em Montemor-o-Novo, a subida final surgiu ao fim de 170 km de estrada e o vencedor foi Miguel Induráin, que ganhou apenas 3s a David Garcia (Euskadi) e 6 a Paulo Ferreira, então a Maia. O curioso foi que o 5.º na meta foi Pedro Silva (Boavista), este sim, um sprinter puro, que só gastou mais 28s. Pelo que, reforço, será mais a sucessão das subidas (7), separadas por 20 km sob um sol que, malgrado a prova decorrer na parte da manhã, por certo se fará sentir no inclemente Verão alentejano.

Segundo o mesmo texto, queixam-se os juniores por terem de correr às 15.30 horas. O mesmo acontece no dia anterior com os Cadetes. Têm razão. Aliás, o desvio da prova de élites (e de sub-23) para antes da hora do almoço terá sido mesmo para evitar este tipo de reclamações, mas os mais jovens não mereciam ser sacrificados.

Chegaram-me, entretanto, outras queixas. Como a da extensão das corridas para estes mesmos escalões.

Eu há muito ando desconfiado que, no futebol, há jogadores que não fazem a mínima idea de quais as faltas que são passíveis de serem penalizadas, ou quando é ou não penalty... e sã só 17 as Leis do futebol. Os regulamentos do Ciclismo estendem-se por 293 folhas A4, mas está seccionado e cada um podia (e devia) dar uma vista de olhos aos capítulos que lhes dizem directamente respeito.

São os seguintes as distâncias máximas, regulamentadas, para uma corrida em linha, nos diversos escalões, com a quilometragem dos próximos Nacionais entre parêntises:

Élite, masculinos - 200 km (175); sub-23, masculinos - 180 (149,8); élites, femininos - 140 (74,2); juniores, masculinos - 140 (124,6); femininos - 80 (29); cadetes, masculinos - 80 (23,8); femininos - 60 (23,8). De facto, entre todos os escalões são os juniores masculinos aqueles cujo percurso mais se aproxima do máximo permitido, sendo evidente que as senhoras/meninas serão claramente poupadas. Acho bem. E acho que os juniores têm razão.

Sem comentários: