quinta-feira, junho 22, 2006

119.ª etapa



ORGULHO ALENTEJANO



Já passaram uns dias mas não tive antes tempo para aqui falar do grande triunfo do alentejano Bruno Pires na, disseram as crónicas, duríssima edição deste ano da Volta a Trás-os-Montes. Natural do Redondo - uma saudação muito especial para o engenheiro Alfredo Barroso -, Bruno Pires é o primeiro alentejano desde há muito, muito tempo a vencer uma corrida por etapas. Francamente, assim de memória não sou capaz de me recordar quem tenha sido o último "patrício" a fazê-lo. Mas Bruno Pires ganhou a volta e ainda duas etapas, cimentando o primeiro lugar da Maia-Milaneza como equipa mais laureada esta temporada.

Excelente o trabalho de Manuel Zeferino, este ano com uma equipa muito jovem, contrariando as más linguas que já diziam que ele só sabia orientar veteranos já com "calo" e a "escola" toda. Chama-se a isto "bofetada com luva branca". De cavalheiro.

É também um prémio para a preserverança, e até teimosia, no bom sentido, de Aires de Azevedo e Casimiro Antunes.

Voltemos a Bruno Pires. Aos 25 anos começa a mostrar o porquê Manuel Zeferino apostou nele há dois anos e, desde logo, me confidenciava que estava ali um campeão. Vamos esperar pela confirmação deste resultado em Trás-os-Montes.

Vamos esperar também um pouco para vermos confirmado o real valor de João Cabreira ou de Tiago Machado. Claro que o têm, ou não teriam feito o que já fizeram, mas, neste momento levam um pouco à sua frente um outro jovem, Sérgio Ribero que mostrou, provou e confirmou a verdadeira "pepita de ouro" que ali temos. E há ainda Manuel Cardoso, Vítor Rodrigues, Bruno Lima...

Nunca, nos últimos dez anos, o ciclismo português teve asim um lote tão alargado de "esperanças".

Vamos todos "puxar" por eles. Vamos ajudá-los a dar o passo em frente e teremos, por certo, no ciclismo lusitano, um futuro risonho.

Força campeões, porque há vida para além do futebol e outros campeões que não só os do pontapé na bola.

Sem comentários: