quinta-feira, junho 22, 2006

118.ª etapa



TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO.1



Estamos a 15 dias do arranque da mais antiga prova portuguesa no calendário internacional e a última corrida por etapas antes da Volta, o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho. Prova bem cimentada no calendário, graças a uma organização que há muito apostou num esquema que provou resultar e o vem a decalcar de ano para ano. A verdade é que, malgrado a semelhança da corrida, de edição para edição, ela consegue manter sempre grande expectativa – potenciando o seu interesse – não se podendo, à partida, apostar sem hesitações num provável vencedor. Basta recordar que, se é verdade que a etapa de Montejunto é sempre encarada como
“chave”e há dois anos, por exemplo, foi lá que David Bernabéu chegou à camisola amarela que depois defenderia até ao fim, no ano passado uma fuga bem sucedida “matou” a corrida ao segundo dia. Matar é uma forma de dizer. Houve muita luta até ao derradeiro dia mas Gerardo Fernandez (Paredes) resistiu a tudo e todos, conseguindo uma vitória tão surpreendente quanto justa.

Costuma-se encarar esta prova como o último grande teste para a Volta, mas atenção às equipas estrangeiras convidadas.

Este ano, por exemplo, atenção à equipa da Comunitat Valenciana. Riscada da lista do Tour, a formação de Alicante volta-se para Portugal e trará a zona Oeste – para já, que depois deve aparecer também na Volta a Portugal – uma equipa bastante forte (a que estava escalada para o Tour?) da qual se destaca, exactamente, o vencedor deste Troféu em 2004, David Bernabéu. Há ainda mais dois ex-“portugueses”: David Blanco e Ezequiel Mosquera. Completam o “oito” de Vicente Belda, o vencedor do último “crono” da Vuelta de 2005, Rubén Plaza, e ainda Eládio Jimenez, Javier Cherro, Davide Latasa e José Pacharroman.

São as seguintes as etapas do Troféu Joaquim Agostinho-2005:
Runa – Praia de Santa Cruz, 161 km
Manique do Intendente – Lourinhã, 166 km
Sobral de Monte Agraço – alto de Montejunto, 154 km
Praia da Areia Branca – Montelavar, 147 km

e
Circuito de Torres Vedras, 99 km

Sem comentários: