sexta-feira, junho 09, 2006

105.ª etapa



AINDA AS PROVAS INTERNACIONAIS



Entretanto [convém ler o artigo anterior primeiro], terminada a primeira etapa do novo “Porto-Lisboa” – este ano, por acaso até, mesmo partindo do Cais de Gaia, pode considerar-se mesmo, um Porto-Lisboa –, o GP CTT-Correios de Portugal, a 5.ª corrida lusa no calendário internacional, o que logo salta à vista é que, em definitivo, os responsáveis pelas equipas portuguesas “dão de barato” essa coisa de lutarem por, e tentarem conquistar os, pontos UCI em jogo.
A PAD, tendo em conta a dificuldade (cada vez mais visível) de as equipas nacionais competirem lá fora – e com as corridas ProTour a não passarem de uma miragem – vai mantendo, teimosamente (bendita teimosia), quatro corridas internacionais, às quais se juntam as voltas ao Algarve e Alentejo e o Troféu Joaquim Agostinho, para que os corredores, as equipas e, em última instância, o ciclismo português possa somar alguns pontos UCI que
“só” servem para definir o número de atletas que teremos direito a apresentar nos Campeonatos do Mundo. Coisa sem importância…


Já sei, já se, já sei…

As equipas portuguesas têm orçamentos baixos, plantéis curtos e estamos a dois meses da Volta a Portugal… Não vamos bater mais nesta tecla.

----------

Por falar na Volta a Portugal, passou ontem, dia 8 de Junho, um ano sobre a apresentação oficial da Volta de 2005. Quanto à deste ao… fala-se, há o diz-que-se-diz habitual mas, quanto a traçado… parece que ainda há etapas indefinidas…

Preocuparmo-nos para quê? Ainda faltam uns “longos” 57 dias para o tiro de partida de Portimão… Temos tempo.

----------

Entretanto, e porque o objectivo dos seus responsáveis é mesmo o calendário mundial, a britânica Barloworld arrebatou a vitória (e os pontos UCI em jogo), mostrando que não vem, assiduamente, a Portugal para mostrar as camisolas. E Enrico Degano somou a sua 4.ª vitória na temporada, todas conseguidas em Portugal. E porque está em final de contrato, eis que vem à baila um possível interesse do Benfica no seu concurso. Não sei de onde “soprou” a notícia e não me espanta que o próprio Degano a tenha apodado de… boato. Mas não há fumo sem fogo. Será? Houve um tempo em que se dizia que, se vinha escrito num determinado jornal… é porque era verdade. Mas os tempos mudaram…

2 comentários:

RuiQuinta disse...

Mais uma vez estou de acordo (já é chato não "poder" discordar). A falta de dinheiro não é motivo para tudo, e isso junta-se ao Degano que, quando cá vem, vai ganhando (e faz ele bem para si e para a equipa). Sabendo o Degano que o contrato acaba este ano, quer mostrar-se para poder ter acesso a uma equipa boa, mas ´de certo não é o unico que acaba contrato.
Já sei! Tem mais talento. A ambição é muito importante já dizia o Armstrong que õ segredo era "trabalho, empenho~e uma parte de talento".

Vamos lutar!

mzmadeira disse...

De qualquer modo, Rui, e como diz o poeta [Manuel Alegre, in "Trova do Vento Que Passa]... "há sempre alguém que diz NÃO!..."

Parabéns ao Manuel Cardoso (Carvalhelhos-Boavista) que continua a bater-se com os maiores.