segunda-feira, junho 26, 2006

124.ª etapa



ORA, EIS UMA ÓPTIMA NOTÍCIA!...



Acabo de saber que a RTPN vai dar, em directo, todas as etapas do próximo Tour, trazendo de regresso aos nossos écrãs a dupla habitual, com o João Pedro Mendonça na narração e os comentários do Marco Chagas.

São dois profundos conhecedores, não só da modalidade, como do pelotão internacional, pelo que está garantida a qualidade das emissões.

Jornalista há muito ligado ao ciclismo, João Pedro Mendonça faz plenamente o papel de narrador, acrescentando-lhe aquele toque muito especial de saber estar, colocando-se amiúde no papel do espectador normal questionando, sempre muito a propósito, o especialista que é Marco Chagas. Para as pessoas menos por dentro de alguns aspectos, muitos deles singulares, do ciclismo, esta é a maneira ideal de aprenderem a perceber, logo, a gostar do ciclismo.

Marco Chagas traz toda a sua experiência, sendo - ou não tivesse ele sido um corredor de primeiro plano e depois um técnico com provas dadas - muito objectivo e tendo uma perfeita leitura da corrida, pelo que nos poupa a extrapolações extemporâneas e sem nexo. Sabendo ler a corrida percebe e transmite-nos, não só a estratégias das diversas movimentações da corrida; cultivando uma grande sobriedade não se põe a adivinhar, distraindo a atenção dos espectadores daquilo que realmente importa, explicar o porquê de estar a acontecer o que está a acontecer.

A mês e meio da Volta a Portugal, onde, naturalmente, voltarão a fazer equipa, é uma oportunidade única para conquistar mais alguns adeptos para o ciclismo.

2 comentários:

José Carlos Gomes disse...

É sempre uma boa notícia saber que se pode ver ciclismo em directo na tv aprendendo alguma coisa. É que com as transmissões da Eurosport, acaba-se sempre distraído do essencial, porque os erros de português do comentador são de tal ordem que em vez de haver comunicação há ruído. Já para não falar de algumas análises à corrida, menos ortodoxas, digamos assim.

RuiQuinta disse...

Muito que se juntem. Penso que o ano passado já comentaram algumas etaoas na RTPN e à 2 anos comentaram todas. Segundo sei algumas etapas também serão transmitidas na RTP1.