domingo, junho 18, 2006

116.ª etapa



A MEDALHA ESQUECIDA

(modificado em 19 de Junho)


Foi no dia 18 de Junho de 1996. Campeonato da Europa de esperanças, na Ilha de Men, Grã-Bretanha. Cândido Barbosa tinha 21 anos e já prometia vir a ser um caso sério no ciclismo luso, mas muito poucos terão acreditado. Contudo, o jovem de Rebordosa (Paredes) surpreendeu os mais cépticos e sagrou-se campeão da Europa.


Não foi a primeira medalha do ciclismo português porque, em 1995, outro valor que cedo se revelou, Sérgio Paulinho, ainda na categoria e Cadetes, conquistara a medalha de Ouro nas Jornadas Europeias da Juventude. Uma espécie de olimpíadas para os menos de 16 anos. Mas nos últimos anos, quando se fizeram contas às medalhas ganhas pelo ciclismo luso, a de Cândido foi esquecida.

Foi muito bom o terceiro lugar de Sérgio Paulinho nos Mundiais de contra-relógio, sub-23, em Zolder (Bélgica), em 2002; foi excelente a medalha de prata do mesmo Sérgio Paulinho, vai fazer dois anos, nos Jogos Olímpicos de Atenas; mas Cândido Barbosa também tem de entrar neste rol. E, sem menosprezo para o feito de Paulinho, em 1995, o título de Campeão da Europa, ainda que em esperanças (hoje chamamos-lhes sub-23) tem o seu peso.

Cândido Barbosa usou durante um ano a camisola de campeão europeu, que vestiu a primeira vez, na Ilha de Men (Grã-Bretanha), fez hoje precisamente dez anos. Para que não se esqueça, que a memória dos homens às vezes é curta.


Ainda ontem à noite, pessoa amiga e atenta apressou-se a alertar-me para o erro que eu cometera ao dizer aqui que a primeira medalha do ciclismo português fora esta, do Cândido. Tinha razão, claro. Um ano antes, com apenas 15 anos de idade Sérgio Paulinho ganhara a prova de ciclismo nas Jornadas Europeias da Juventude... Pronto. Fica aqui a homenagem ao Cândido, mas com as coisas nos seus lugares.

2 comentários:

mzmadeira disse...

Caro Paulo, se o pretexto para se realizarem corridas em homenagem a... então temos o calendário salvo. Repara...

José Bento Pessoa
Alfredo Trindade
José Maria Nicolau
Joaquim Leão
Joaquim Leite (por tud o que tem feito na ajuda, principalmente às equipas mais pequenas, bem que merecia que se lembrassem dele)
Jorge Corvo
Engº Brito da Mana
Dinis Silva (que ganhou na Torre, em Agosto e no final desse ano morreu com uma leucemia. Tinha 20 anos apenas)
Se quiseres aço uma lista ainda maior.

Em relação ao "caso" que apresentaste... por acaso não reparei...

José Carlos Gomes disse...

Experimentem passar pelo meu blogue de ciclismo e deixem as vossas opiniões:

http://marginalizante-ciclismo.blogspot.com