sexta-feira, junho 09, 2006

Fora das barreias.4



RATTLE-SNAKES DON'T COMMIT SUICIDE? *


O pessoal da minha geração, nós que na meninice não tinhamos "play-stations" muito menos computador, que na altura o microchip ainda não tinha sido inventado e um computador ocupava o espaço bem maior do que o maior dos quartos que hoje em dia temos nas nossas casas, entretinha-se com brincadeiras de rua e eramos indios e cow-boys. Bufalo Bill e David Crockett eram os heróis e o máximo era mesmo arranjar os 7$50 que custava um bilhete de cinema para vermos o Trinitá, com o Terence Hill e o Bud Spencer.

A vida no Oeste selvagem (ou o retrato que dela se fazia) preenchia-nos o imaginário. Daí sermos, muitos ainda, fãs de um bom Western. Mesmo de um Western assim-assim.

E nos filmes de cow-boys havia uma frase que nunca esqueci. Assim espécie de
"ditado popular". Quem não se lembra? Rattle-snakes don't commit suicide. Aplicava-se quase sempre aos maus da fita.

O que é que
"rattle-snakes don't commit suicide" tem a ver com ciclismo? Bem... Num conhecido sítio onde de "discute" ciclismo, nos últimos tempos tenho lido posts que se aproximam deste... "dito". Quem, em claro desespero - que não percebo - venha a "picar-se" no seu próprio ferrão e corrido a "putos-sem-hipóteses-de-me-merecerem-o-mínimo-de-consideração-quanto-mais-respeito" todos os que se atrevem a molestá-lo lá no alto da sua infinita superioridade.

Aquela do prémio cujo-nome-por-decência-me-escuso-de-repetir fez-me lembrar daquele
"dito" dos velhos werstern. Afinal... parece que há uma nova espécie de rattle-snakes com uma tremenda queda para o suicídio...



* As (cobras) cascavéis não cometem suicídio

4 comentários:

RuiQuinta disse...

Madeira,
Já tinha pensado em muita coisa mas, como sou "um puto putos de 14 ou 15 anos que chateia os adultos", só "largo baboseiras" e não sei ler, nunca me lembraria de comparar alguns "génios" com cascavéis.

Mais um post que me vai "queimar" e afastar-me (ainda mais) das listas de amigos das festas doutros sitios", mas como posso vir aqui, dizer o que penso e não ser banido por 2 minutos, não precisso de outros sitios.


Cumprimentos,
Madeira

mzmadeira disse...

Foi apenas uma parábola...

E que nunca, mas nunca, ninguém se esqueça que só somos TODOS livres se cada um, individualmente, poder ser livre.

Nunca esquecerei um sítio onde fui PROÍBIDO de expressar as minhas opiniões, mas onde vou lendo barbaridades inqualificáveis.

E não me retrairei e vou continuar a rir com as baboseiras de quem já deixou de andar de calções há algumas décadas...

(Para quem tenha ficado confuso com esta parte, no Alentejo, nos tempos do meu pai, um rapaz passava a ser homem quando começava a usar calças compridas... o que, regra geral, coincidia com o passar a ser mais um par de mãos a trabalhar para o sustento da casa... msmo que só tivese 8 ou 9 anos de idade.)

mzmadeira disse...

Não tenho, juro que não tenho, dotes divinatórios, e até por isso caiu-me o queixo aos pés.

Então não é que, longe disso ia o meu pensamento, as "rattle-snakes"... afinal suicidam-se mesmo? Quer dizer... não se suicidam, mas... apagam-se? Apagam-se mesmo...

P'rás malvas, não com os "putos raguilas", mas com todos, incluindo as muitas pessoas crescidas e respeitáveis que frequentam o "tal" sítio.

Aos que têm o desplante de pensarem e exporem o que pensam... a esses fecha-se o sitio. Simultâneamente, e num curto espaço de tempo, um "administrador" que sofre de maus fígados dá duas "barracas" - calma, que para quem já não pode ir lá ver, eu lembro: a da "soneca" e a do "p'rá puta que os pariu" - e, depois de voltear o cajado para espantar de vez as "ovelhas" que não são do seu rebanho... resolve o seu problema... o seu, que não o do sítio, apagando o tópico no qual meteu o pé até ao joelho na dita cuja!...

Quem é que se atreve a escudar esta atitude? Então... quem visita o sitio não pode mijar fora do ferrado, e o guardador desse "rebanho", que se exige obediente, dá livre despejo à bilis e, depois, quando cai em si... apaga a porcaria que fez?

Não é isso um claro desrespeito por toda a gente? Se esse senhor pode balsar o que lhe apetece - que depois logo se apaga - porque não podem os outros deixar apenas a sua opinião? E que "democracia" vinga para aqueles lados onde toda a crítica é permitida... desde que seja favorável?

40 anitos atrás... e na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, haveria de se encontrar uma secretariazinha, se mais não fosse, e um bonito lápis azul. Ah!... e a autoridade para mandar para Peniche, Caxias ou Tarrafal quem ousasse pensar pela sua cabeça.

Em relação a esse tal sítio, que muitos lembraremos sempre no seu melhor... que alguém tenha um acto de caridade: desliguem-no da "máquina" e deixem que se cumpra o desígnio para o qual todos nascemos. Vegeta há já demasiado tempo por isso deixem-no morrer em paz...

Teve uma vida bonita, mas fina-se numa agonia que parte qualquer coração. Merecia morrer dignamente, como sempre viveu.

Quanto a estes "enfermeiros" de serviço... perdoe-mo-lhes. Não sabem o que fazem.

Paz à sua "alma".

RuiQuinta disse...

Depois de uma vida que dizem ser bonita (já cheguei na latura do coma), parece que as máquinas tem data para se desligar, mas enquanto isso a familia tira tudo.