sábado, junho 17, 2006

115.ª etapa



VOLTA A PORTUGAL.5



(Antes de mais, devo avisar que já actualizei o anterior artigo sobre a Volta, na 114.ª etapa)



A notícia d'A BOLA, dada à estampa há cerca de um mês (para mais, e não para menos) parece-me que passou despercebida à grande maioria e, como mais nenhum outro jornal se referiu ao assunto, nem consta que os sites internacionais o tenham feito, significa isso que continua a ser desconhecida dessa mesma maioria (com a saudável excepção de quem ainda compra jornais e tenha por hábito comprar aquele).

É esta: Com o acordo da João Lagos Sports, como não podia deixar de ser - até porque são os organizadores a pedirem à UCI a reclassificação, alteração de datas e outros "pormenores" em relação às suas corridas -, e depois de a FPC ter "metido uma cunha", o Conselho de Estrada da UCI anuiu a que a Volta a Portugal, já em 2007, tenha mais um dia e que continue a sua data a fazer com que a derradeira etapa coincida com o feriado de 15 de Agosto.

Assim, a partir do ano que vem a Volta passará a ter 12 dias - com um de descanso pelo meio, isso é inegociável - sendo que a corrida arrancará com um prólogo, no caso de 2007, a disputar no Sábado, dia 4. É o regresso do prólogo à principal corrida do nosso calendário, opção que, curiosamente este ano várias organizações já utilizaram com, rezam as crónicas, assinalável êxito, como aconteceu ainda agora na Volta a Trás-os-Montes. Escolhendo-se bem o local, a montagem do prólogo não será demasiado dispendiosa e proporcionará aos amantes da modalidade mais um dia de espectáculo.


Antecipando-me aos mais agoirentos... é evidente que os calendários mundial e continentais só serão aprovados no habitual Congresso da UCI, que se realizam sempre a meio dos Campeonatos do Mundo, mas nessa altura os trabalhos já vão preparados e tudo se resume ao "proforma" de oficializar o que, aos poucos, anteriormente já ficou definido.

Sem comentários: