sexta-feira, junho 09, 2006

104.ª etapa



RECORDAR O VELHO PORTO-LISBOA



Está na estrada o Grande Prémio CTT-Correios de Portugal que surge no calendário em “substituição” do velho e saudoso Porto-Lisboa que, mantendo-se a tradição, seria corrido no próximo sábado.

O nosso Porto-Lisboa era uma das mais antigas corridas, no Mundo, e a mais longa nos últimos anos. Apareceram os novos regulamentos, impostos pela UCI e, de um ano para o outro, a nossa única e verdadeira Clássica ficou “fora da Lei”… que pena!

Mas não definhou por isso. Cartaz que proporcionou grandes espectáculos e trouxe até a luz da ribalta alguns importantes nomes da história do nosso ciclismo, de há dez anos a esta parte passou a ser um “grande frete” para o pelotão nacional.
Despido de interesse competitivo, órfão da espectacularidade que injecta, ano após ano, as grandes Clássicas europeias, desapoiado, em termos de patrocínios – o que levava a que os prémios em jogo roçassem o ridículo – o Porto-Lisboa feneceu. E a solução encontrada – colocar, no calendário, outra corrida que tapasse a data – acabou por ajudar, com um valente empurrão, a que, lentamente se esqueça.

Certo que a data – à luz do calendário internacional – é difícil. Na hipótese de o fazer candidato a esse calendário internacional, nesta altura do ano quem viria cá para correr mais de 300 quilómetros para ganhar… pouco mais de 500 euros? Limitá-lo a este pelotão nacional acelerou-lhe a “reforma”.

A verdade é que em Portugal não há a cultura das verdadeiras clássicas e isso, mais do que tudo, ditou-lhe a sorte.Enquanto a minha geração (e as antecedentes) por cá andarem, ainda vamos recordando que, em termos de ciclismo, o dia 10 de Junho – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas – era também dia do Porto-Lisboa… Daqui a 10 anos será, em definitivo… história.

Sem comentários: