[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
quinta-feira, junho 29, 2006
127.ª etapa
VOLTA A PORTUGAL.4
Faltam 35 dias para o início da Volta a Portugal e sou obrigado a concluir que, afinal, este ano as coisas complicaram-se para os lados da JLSports/PAD, no que respeita à definição da principal corrida do calendário nacional. Eu andava "um pouco desconfiado" disso!...
Sei que caiu mal entre os responsáveis daquela empresa o facto de A BOLA ter adiantado o percurso. Agora sei porquê. E, a partir deste momento, em consciência, já não arrisco mais nada. A Volta está - ou esteve até há bem pouco tempo - traçada sobre um cubo de gelo, ora, com as temperaturas a aumentarem e depois de já termos entrado no Verão, o gelo... derrete, não é? Pelo menos aprendi isso em Fisico-Químicas, quando andava no Liceu.
Creio que não será muito bem aquilo do "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", ou vice -versa. É mais preocupante e, no fundo, a organização da Volta deve ter suspirado de alívio por A BOLA só há coisa de um mês se ter posto em campo para tentar saber o percurso da Volta. É que, pelo que vejo, se o tivesse feito antes.., ai, ai... o que é que não teríamos sabido!
Mas vamos ao que interessa. A Volta estava traçada mas alguns dos compromissos, se não eram de boca, estavam pendentes e acabaram por se tornar inexequíveis.
Isto faz-me, por um lado, dar razão à organização. Pois se a dois meses da Volta ir para a estrada ainda não tinham a certeza do percurso da mesma, não a podiam anunciar publicamente. O que me preocupa são mesmo a parte do «... se a dois meses da Volta...»
Então é assim: as câmaras de Santiago do Cacém e de Grândola queriam a Volta, houve conversações, desenhou-se um traçado a passar pelas duas cidades mas, quanto ao dinheiro... ambas contavam com uma ajuda que, afinal, não se concretizou. Sem dinheiro... essas duas etapas "cairam".
Mas foram mesmo chegada e partida de etapas. Era preciso traçar o mapa da corrida e a organização confiou que as autarquias resolveriam o seu problema. Quando A BOLA fez a sua investigação, Santiago e Grândola estavam no tal mapa.
Entretanto, há dois meses e cinco dias que eu (não A BOLA, eu mesmo) ouvira falar de Arraiolos, assim quase sem querer. Quando o jornalista que fez o trabalho sobre a Volta me falou do percurso, ainda o alertei de forma a investigar o que poderia haver com Arraiolos, mas as fontes contactadas fecharam-se no segredo. Será a alma do negócio, mas o acto de informar, por enquanto ainda não é um negócio e temos obrigações para com os leitores a cumprir.
De Beja, curiosamente, quem me falou disso foi o jornalista que fez o trabalho. Há mais tempo ainda - e eu cheguei, na altura, a escrever num dos meus artigos, aqui, que a ligação Algarve-Lisboa, por Beja, obrigaria ao desenho de etapas extensas, em contraponto à média daquelas que se têm efectuado -, mas, escrevia eu, as opções Santiago e Grândola pareciam sólidas. E eram. Falhou foi o subsídio que pediram para financiarem a chegada da 1.ª etapa e a partida da segunda.
São coisas que podem acontecer. Aceito. Se tivessem acontecido em Fevereiro ou Março. Era sinal que a Volta estava quase traçada e que, no mais tardar, em Maio a corrida era apresentada. Três meses, para os directores-desportivos escolherem os seus homens - em função do traçado - e levar os seus pontas-de-lança a reconhecer os pontos-chave. Caramba!... É o que acontece em TODAS as grandes provas que são grandes!!!
Mas estamos a 35 dias do arranque de Portimão e nada!...
Entretanto, com a "queda" de Santiago e de Grândola, há um novo mapa da Volta. A cidade de Beja recebe o final da 1.ª etapa e a 2.ª sai da vila de Arraiolos. O resto, por enquanto e quanto sabemos, mantém-se inalterado. Mas hoje, para além da rectificação n'A BOLA, podem também ver o que vai ser a Volta no jornal O JOGO. Sendo um dos jornais oficiais da prova, e tendo sido a Organização a facultar-lhes a informação (que sempre escondeu d'A BOLA) teremos, enfim, pelo menos um sinal de que o traçado está pronto.
Recordo as etapas:
Dia 5 de Agosto - 1.ª etapa, Portimão-Beja
Dia 6 de Agosto - 2.ª etapa, Arraiolos-Lisboa
Dia 7 de Agosto - 3.ª etapa, Ansião-Viseu
Dia 8 de Agosto - 4.ª etapa, Viseu-S. J. Madeira
Dia 9 de Agosto - 5.ª etapa, Gondomar-Felgueiras (alto de St.ª Quitéria)
Dia 10 de Agosto - 6.ª etapa, Santo Tirso-Fafe
Dia 11 de Agosto - Descanso
Dia 12 de Agosto - 7.ª etapa, Celorico de Basto-Mondim (Sr.ª da Graça)
Dia 13 de Agosto - 8.ª etapa, Favaios-Guarda
Dia 14 de Agosto - 9.ª etapa, Gouveia-Fundão
Dia 15 de Agosto - 10.ª etapa, Idanha-Castelo Branco (contra-relógio individual)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário