quinta-feira, junho 29, 2006

127.ª etapa



VOLTA A PORTUGAL.4



Faltam 35 dias para o início da Volta a Portugal e sou obrigado a concluir que, afinal, este ano as coisas complicaram-se para os lados da JLSports/PAD, no que respeita à definição da principal corrida do calendário nacional. Eu andava "um pouco desconfiado" disso!...

Sei que caiu mal entre os responsáveis daquela empresa o facto de
A BOLA ter adiantado o percurso. Agora sei porquê. E, a partir deste momento, em consciência, já não arrisco mais nada. A Volta está - ou esteve até há bem pouco tempo - traçada sobre um cubo de gelo, ora, com as temperaturas a aumentarem e depois de já termos entrado no Verão, o gelo... derrete, não é? Pelo menos aprendi isso em Fisico-Químicas, quando andava no Liceu.

Creio que não será muito bem aquilo do
"o que hoje é verdade, amanhã é mentira", ou vice -versa. É mais preocupante e, no fundo, a organização da Volta deve ter suspirado de alívio por A BOLA só há coisa de um mês se ter posto em campo para tentar saber o percurso da Volta. É que, pelo que vejo, se o tivesse feito antes.., ai, ai... o que é que não teríamos sabido!

Mas vamos ao que interessa. A Volta estava traçada mas alguns dos compromissos, se não eram de
boca, estavam pendentes e acabaram por se tornar inexequíveis.

Isto faz-me, por um lado, dar razão à organização. Pois se a dois meses da Volta ir para a estrada ainda não tinham a certeza do percurso da mesma, não a podiam anunciar publicamente. O que me preocupa são mesmo a parte do
«... se a dois meses da Volta...»

Então é assim: as câmaras de Santiago do Cacém e de Grândola queriam a Volta, houve conversações, desenhou-se um traçado a passar pelas duas cidades mas, quanto ao dinheiro... ambas contavam com uma ajuda que, afinal, não se concretizou. Sem dinheiro... essas duas etapas
"cairam".

Mas foram mesmo chegada e partida de etapas. Era preciso traçar o mapa da corrida e a organização confiou que as autarquias resolveriam o seu problema. Quando
A BOLA fez a sua investigação, Santiago e Grândola estavam no tal mapa.

Entretanto, há dois meses e cinco dias que eu (não
A BOLA, eu mesmo) ouvira falar de Arraiolos, assim quase sem querer. Quando o jornalista que fez o trabalho sobre a Volta me falou do percurso, ainda o alertei de forma a investigar o que poderia haver com Arraiolos, mas as fontes contactadas fecharam-se no segredo. Será a alma do negócio, mas o acto de informar, por enquanto ainda não é um negócio e temos obrigações para com os leitores a cumprir.

De Beja, curiosamente, quem me falou disso foi o jornalista que fez o trabalho. Há mais tempo ainda - e eu cheguei, na altura, a escrever num dos meus artigos, aqui, que a ligação Algarve-Lisboa, por Beja, obrigaria ao desenho de etapas extensas, em contraponto à média daquelas que se têm efectuado -, mas, escrevia eu, as opções Santiago e Grândola pareciam sólidas. E eram. Falhou foi o subsídio que pediram para financiarem a chegada da 1.ª etapa e a partida da segunda.

São coisas que podem acontecer. Aceito. Se tivessem acontecido em Fevereiro ou Março. Era sinal que a Volta estava quase traçada e que, no mais tardar, em Maio a corrida era apresentada. Três meses, para os directores-desportivos escolherem os seus homens - em função do traçado - e levar os seus pontas-de-lança a reconhecer os pontos-chave. Caramba!... É o que acontece em TODAS as grandes provas que são grandes!!!

Mas estamos a 35 dias do arranque de Portimão e nada!...

Entretanto, com a
"queda" de Santiago e de Grândola, há um novo mapa da Volta. A cidade de Beja recebe o final da 1.ª etapa e a 2.ª sai da vila de Arraiolos. O resto, por enquanto e quanto sabemos, mantém-se inalterado. Mas hoje, para além da rectificação n'A BOLA, podem também ver o que vai ser a Volta no jornal O JOGO. Sendo um dos jornais oficiais da prova, e tendo sido a Organização a facultar-lhes a informação (que sempre escondeu d'A BOLA) teremos, enfim, pelo menos um sinal de que o traçado está pronto.

Recordo as etapas:

Dia 5 de Agosto - 1.ª etapa, Portimão-Beja
Dia 6 de Agosto - 2.ª etapa, Arraiolos-Lisboa
Dia 7 de Agosto - 3.ª etapa, Ansião-Viseu
Dia 8 de Agosto - 4.ª etapa, Viseu-S. J. Madeira
Dia 9 de Agosto - 5.ª etapa, Gondomar-Felgueiras (alto de St.ª Quitéria)
Dia 10 de Agosto - 6.ª etapa, Santo Tirso-Fafe
Dia 11 de Agosto - Descanso
Dia 12 de Agosto - 7.ª etapa, Celorico de Basto-Mondim (Sr.ª da Graça)
Dia 13 de Agosto - 8.ª etapa, Favaios-Guarda
Dia 14 de Agosto - 9.ª etapa, Gouveia-Fundão
Dia 15 de Agosto - 10.ª etapa, Idanha-Castelo Branco (contra-relógio individual)

Sem comentários: