quarta-feira, junho 14, 2006

114.ª etapa



AS 10 ETAPAS DA VOLTA'06


(artigo actualizado em 16 de Junho, pelas 22.50 horas)


Antes ir às etapas, e o Paulão não se importará de eu responder assim, eu não sou nada cntra as neutralizações. E, quando há apenas 10 dias para se (tentar) cobrir a maior extensão possível do País elas são inevitáveis. Afinal de contas, e como ele diz, e muito bem, hoje, com as vias de comunicação que já temos, é um saltinho de pardal pormo-nos onde quer que seja. O Fernando Emílio deu-se ao trabalho de contabilizar as neutralizações - que são 8, no total - e, afinal, não ultrapassam os 350 km... A maior é entre Lisboa e Fátima (ou Leiria), mas pela autoestrada faz-se numa hora e quinze (respeitando o máximo da velocidade permitida).

Mas para quem esconjurou os jornais em papel - e até há quem "ofendido" com UMA pessoa, parece querer levar essa ofensa à instituição A BOLA (o que, aliás, "cabe" perfeitamente no seu perfil) - e para os que desconhecem que HÁ VIDA PARA ALÉM DA INTERNET (uma das primeiras reacções foi a de perguntar "em que site é que saiu isso?...), aqui ficam as etapas.

E Paulão, quando se confirmarem as etapas, é capaz de não ser coincidência...

Eis as 10 etapas da Volta:
5 Ago. - Portimão-Santiago do Cacém
6 Ago. - Grândola-Lisboa
7 Ago. - Ansião-Viseu
8 Ago. - Viseu- S. João da Madeira
9 Ago. - Gondomar-Felgueiras (alto de St.ª Quitéria)
10 Ago. - Santo Tirso-Fafe
11 Ago. - DESCANSO
12 Ago. - Celorico de Basto-Mondim de Basto (Sr.ª da Graça)
13 Ago. - Favaios-Guarda
14 Ago. - Gouveia-Fundão
15 Ago. - Idanha-Castelo Branco (C.R. Ind.)

As neutralizações (km aproximados)
Santiago do Cacém-Grândola, 30 km
Lisboa-Ansião, 250 km
S. João da Madeira-Gondomar, 50 km
Felgueiras-Santo Tirso, 50 km
Fafe-Celorico de Basto, 25 km
Mondim de Basto-Favaios, 115 km
Guarda-Gouveia, 55 km
Fundão-Idanha, 55 km
TOTAL - 600 km

----------

Este artigo foi alterado, como está referido no início, depois de se saber que a 3.ª etapa começará em Ansião.

Mas convém deixar aqui uma ou duas notas.

1.ª - Até porque há algum público que o pode testemunhar mas, principalmente, porque eu nunca quis ser homem só por vestir as calças do meu pai, convém dizer que, se a partida de Portimão estava "prometida" desde finais do ano passado, aquando das negociações com a edilidade de Portimão para receber o Lisboa-Dakar, pese embora a "blindagem" por parte da organização da Volta a Portugal, mais do que uma pessoa - a Rosário e o eng.º Manuel Vitorino - já haviam falado (no Cyclolusitano) de Santiago do Cacém e de Grândola como anfitriãs da Volta;

2.ª - Recebi hoje, pelas 15.56 horas um e-mail a confirmar a partida da 3.ª etapa da vila de Ansião. Por acaso, só depois vi no mesmo Cyclolusitano e, uma vez mais, num post do eng.º Manuel Vitorino, que a 3.ª etapa poderia começar em Ansião. (Não está assim, directamente, mas percebe-se a mensagem). Post esse colocado ontem pelas 22.38;

Onde é que quero chegar? Aos que põem em causa a idoneidade da informação veiculada por A BOLA. Afinal, não fomos só nós a investigar. Ou se calhar fomos. Mas que houve outras fugas de informação, está claro que houve e ficaram atrás demonstradas.

Apesar de serem duas pessoas com excelentes contactos, se sabiam estes pormenores, provavelmente sabiam também de todo o percurso. Claro que há coisas que sabemos e, dependendo de como se sabe, pode acontecer uma promessa de calar o que se sabe. A BOLA não conseguiu - o que percebo e aceito, porque não somos o único título interessado -, da parte da organização, qualquer informação sobre o traçado da Volta, e isso está perfeitamente claro numa coluna de opinião do Fernando Emílio na edição da passada 3.ª feira, quando A BOLA publicou o seu trabalho sobre a Volta. Ms há, para quem se queira dar ao trabalho, outras maneiras de se chegar à informação. Foi o que A BOLA fez. E não vale a pena aparecerem pessoas a insistirem que a nossa informação não passa de... um palpite.

Há 3 anos estava eu na pista do traçado da Volta. A Organização fechou-se, tal como fez agora, mas, ainda assim, três dias antes da apresentação oficial A BOLA deu as etapas da corrida. Sem um erro. Sem quebrar o meu juramento, enquanto jornalista, fiz duas dúzias de telefonemas e juntei os pontos. Não falhei um.

Posso dar um exemplo, sem receio de poder vir a "mostrar o jogo". Desconfiado que a Volta pararia numa certa cidade, liguei para o único hotel dessa cidade para reservar quartos para a equipa de A BOLA. A resposta tirou-me as dúvidas: «Estamos completos, temos três equipas de ciclismo que já esgotaram o hotel.»

Depois, e nos casos onde acontece não ter contactos privilegiados com alguém da autarquia, há sempre o amigo de um amigo que conhece um amigo de um autarca. Meia hora e 5 telefonemas e tive a confirmação.

Terá sido assim que o Fernando Emílio, com os multiplos conhecimentos que tem, conseguiu chegar ao mapa da Volta. A questão da 3.ª etapa foge a este figurino, mas era difícil "adivinhar" Ansião. O que prova, creio eu, que não foi junto da Organização que obtivemos a informação. Mas, antes ainda da apresentação oficial, amanhã esse ponto será rectificado.

2 comentários:

mzmadeira disse...

Caro Paulo,

não vou por-me agora, aqui, a discutir contigo. Aé porque só daqui a 5 dias verás esta resposta, mas tu insistes...

Lá por não ter sido apresentada oficialmente não quer dizer que a informação não passe de uma... suposição (???). Francamente!

A não ser que tu aceites como válida a seguinte afirmação: Eu, Manuel José Madeira, suponho que tu, Paulo Sousa, costumas andar numa moto amarelo-alanranjada. Não me digas que acertei!... :-)

Em relação às grandes discusões sobre ciclismo... onde foi mesmo que viste isso?

mzmadeira disse...

Como deve ter reparado, concordo consigo no que respeita às neutralizações. Há-as em todas as grandes corridas e, da mesma forma que nós, com 90.000 km quadrados, achamos poucos os 10 dias de corrida, os espanhóis com 500 mil também não consegem cobrir todo o país mesmo em 21 dias...

Quanto à subida de Santa Quitéria, puxei pela cabeça e não me lembro de a ter já feito. Ao que sei, é uma subida de dificuldade média (será 2.ª categoria, creio eu), mas curta, o que convidará a agum ataque em força, desde o início da ascensão.