domingo, junho 25, 2006

122.ª etapa




AH!... GANDA ALENTEJANO!



Foram duas semanas de desempenhos extraordinários para o alentejano (do Redondo) Bruno Pires, atleta da Maia-Milaneza. Primeiro, duas etapas (as mais difíceis) e o triunfo final na Volta a Trás os Montes; agora, o título de Campeão Nacional de fundo. Em 15 dias, este jovem de 25 anos - a mesma idade de Nuno Ribeiro, quando este ganhou a Volta - rasgou e deitou fora o fato de "sempre eventual opção" para envergar o de ciclista que conquistou a pulso o direito de passar a ser olhado como uma das realidades da velocepedia nacional.

Ao mesmo tempo, com mais esta vitória, a equipa de Manuel Zeferino vai para a Volta aligeirada de grandes responsabilidades. Se é verdade que é pelos resultados na Volta que (ainda) se julga o todo de uma temporada de nove meses, de há uns anos a esta parte percebeu-se que ganhar só a Volta não evita um balanço, digamos, coxo.

Aconteça o que acontecer na próxima Volta, quando chegar a hora de fazer as contas à temporada, à equipa da Maia já ninguém tira o título de a mais vencedora de 2006.

Uma palavra aqui para outro jovem, mais jovem ainda, que tem vindo a assinar prestações dignas dos maiores louvores. Falo do Ricardo Mestre, vice-campeão nacional, não por acaso mas acrescentando consistência àquilo que já anteriormente fizera. Os parabéns também para ele e para Vidal Fitas. Temos treinador.

Porque também subiu ao pódio - mas não só por isso - a última palavra vai para Rui Sousa. Grande corredor, se calhar "vítima" da estratégia há muito delineada pela sua equipa. As opções são para serem feitas pelos responsáveis e, sustentadas, ninguém as poderá criticar, mas Rui Sousa já mostrou que também podem contar com ele. É apenas a terceira opção dentro da equipa? Nisso não me meto. Américo Silva saberá o que está a fazer.

Sem comentários: