sexta-feira, novembro 09, 2007

965.ª etapa


ACENTUA-SE O DIVÓRCIO
E não há como perceber porquê…


A notícia que aqui trago, com alguns dias de atraso (mas terei os meus motivos), é uma boa notícia. O Centro de Ciclismo de Loulé, que infelizmente já anunciou o abandono do pelotão de sub-23, terá garantida a continuidade da equipa profissional.

Uma notícia A BOLA.
Com a assinatura do costume.
E quanto eu gostaria de não me sentir penalizado nas vezes em que as notícias não são o que parecem ser… e por isso eu reajo. Principalmente, para que estas, as que merecem destaque, pelo menos estas, pudessem ter o seu peso próprio e não parecessem um mea culpa. Não o é. Não tenho vocação para ser Egas Moniz e apresentar-me de corda ao pescoço. In medio stat virtus

Assim o percebam. Embora não me demita de o explicar… se isso for necessário.
Mas voltemos ao que interessa. Não antes de sublinhar que é uma notícia de A BOLA!

O Centro de Ciclismo de Loulé está praticamente certo no pelotão profissional com o apoio de uma empresa… irlandesa!
Recordo que o Clube de Ciclismo de Tavira parece ter estabilizado desde que passou a contar com um patrocinador… espanhol!
E, claro, não posso de deixar de recordar as dificuldades por que passa a Associação de Ciclismo do Algarve (ACA).

A Semana Algarvia ainda não recuperou o seu lugar no calendário do Circuito Europeu. Malgrado as notícias que já li de que teve de recorrer à banca para fazer face a dívidas que não devia ter para com as equipas e corredores.
Bastava que, quem disse “sim” na altura em que foi contactado para apoiar, depois tivesse cumprido esse compromisso fazendo chegar à ACA as verbas acordadas de forma a que esta tivesse, por sua vez, podido cumprir os seus próprios compromissos.

Infelizmente, o Algarve, ou a maioria das instituições ou empresas com sede ou delegações importantes no Algarve, virou as costas ao Ciclismo.

Apesar de a modalidade – ainda por cima com o futebol ausente da primeira Liga – sempre ter sido uma montra importante em termos de publicidade.
Ou se calhar não foi.
Poderemos ter sido todos enganados durante muitos anos.

“Culpa” – espero que percebam aquelas aspas – de um dos mais importantes nomes do nosso Ciclismo nas últimas três décadas, falo, concretamente do engenheiro José Manuel Brito da Mana, e depois, na mesma via, do trabalho hercúleo que, ano após ano, o Zé Marques assumia, de forma a manter na estrada o CC Tavira. Entre eles, durante anos "enganaram-nos" no que respeita ao apoio que o Algarve deu ao Ciclismo. Um, dando tudo o que tinha para dar. O segundo, batendo a dezenas de portas, levando com dezenas de "negas" até à hora feliz de... uma resposta positiva.

Porque, na verdade, depois da Coresa – empresa que teve muitos anos unidades fabris em Tavira -, não há registo de mais apoios genuinamente algarvios ao Ciclismo.
Uma ressalva para o Loulé Jardim Hotel que apoiou o regresso da cidade de António Aleixo ao principal pelotão nacional.
(Às vezes convém que não se descure a memória…)

Mas, e abreviando, o Algarve – e tudo o indica – irá manter os seus dois principais clubes no pelotão profissional, mas graças a apoios de empresas não portuguesas, logo, muito menos algarvias ainda.
(Os mais jovens não se lembrarão disso, mas o Algarve já teve, em simultâneo, quatro equipas profissionais, o CC Tavira, o Louletano, o Campinense e o Olhanense…),

E ainda está – pelo que me é dado constatar – presa por um fio a acção da ACA na organização das provas que se propusera montar. Espero, sinceramente espero, que as coisas se “arrumem”. E depressa…

2 comentários:

Unknown disse...

Meu caro,

Duas correcções, apenas. A CORESA tinha unidades conserveiras em Vila Real de Santo António e interreses imobiliários em Tavira.

Apesar de não ser algarvia, a DUJA detém uma actividade de construção civil e promoção imobiliária relevante em Tavira. Por enquanto...

No futuro, pode ser que alguma das empresas de LUIS FILIPE VIEIRA possa apoiar o ciclismo tavirense...

Saudações velocipédias!

mzmadeira disse...

Fica a correcção em relação à fábrica de conservas. Estava convencido que era em Tavira.
Em relação à DUJA, já sabia que a empresa tem interesses na Cidade do Gilão... o que quis vincar foi o facto de ser espanhola.

Essa do Luís Filipe Vieira é que é novidade... Força, dê lá uma "cacha" ao VeloLuso... :-)

Obrigado por ter escrito.
Por acaso não nos conhecemos?