sexta-feira, novembro 23, 2007

982.ª etapa

BENFICA JÁ “FACTURA” EM ESPANHA

Em Outubro de 1999 estava eu em Verona, Itália (a cobrir os campeonatos do Mundo de ciclismo), quando, regressando ao meu quarto de hotel e ligando a televisão, soube, através da RAI, que falecera Amália Rodrigues. A Dona Amália Rodrigues.


No dia seguinte os dois ou três jornais que comprei pela manhã, todos eles falavam do seu passamento e o Corriere Della Sera dedicou-lhe uma página inteira – daquelas grandes, como as do Expresso, maiores, como as da velha A BOLA – num artigo assinado por António Tabucchi, autor do best-seller “Afirma Pereira”.

Página que ainda guardo nos meus arquivos de recortes.

O estranho – que senti na altura – é que nessa (longa) crónica de Tabucchi acabei por ler coisas sobre a Amália das quais não tivera antes conhecimento.

Salvaguardando as devidas – e óbvias – diferenças, sou surpreendido com um grande trabalho – duas páginas, as centrais – dedicadas pelo Meta2Mil, esta semana, ao Benfica.


Ao Ciclismo do Benfica.



Surpreendido por nesse trabalho ter tido acesso a informações que não lera ainda antes. Porquê? Não sei… Principalmente porque em Portugal não há jornal que dedique duas páginas a uma equipa de Ciclismo.
Nem mesmo ao Benfica.

Todos sabíamos já que, quando se decidiu a ir um pouco mais além na sua envolvência com o Ciclismo, João Lagos tinha na ideia fazer regressar às estradas os Três Grandes e que só o Benfica se mostrou receptivo. Isto escrevi-o eu mesmo.

O que não foi escrito – e não foi porque eu não o li e eu li tudo – foi que o acordo com o Benfica obrigou João Lagos a desistir de apoiar os rivais das águias.
Aceitou a exclusividade.

Também não tinha lido em lado nenhum que o acordo com a Central de Cervejas foi assinado por 5 anos. Aliás – bastará procurar no arquivo – creio mesmo ter lido que o acordo que pôs a Sagres Zero nos equipamentos vermelhos seria de um ano…

E muito mais. Vale-me ser assinante do Meta2Mil.
Duas páginas. As centrais… sobre uma equipa portuguesa.

José Saramago!...
Ainda vou a tempo de apoiar a Ibéria como um só estado?
Desde que aceitando a autonomia de cada uma das nações ibéricas, claro.

1 comentário:

RuiQ disse...

Manuel, o acordo que coloca a Sagres Zero nas camisolas do benfica é só de um ano. O contrato com a Central de Cervejas é que é de cinco anos. Tal como disse o Justino Curto na apresentação da equipa para a Volta, em 2008 pode ser a Luso a patrocinar ou qualquer outro produto da Centrak de Cervejas... incluindo a Sagres Zero, claro.

Cumprimentos,
Rui Quinta