sábado, abril 05, 2008

II - Etapa 11 (a)

ESTAS SÃO AS PÁGINAS (58 a 61) DO REFERIDO LIVRO



























































2 comentários:

carneiro disse...

O José Pereira da Conceição referido no texto era natural do Bombarral e teve 4 filhos: Armando, Julio, Francisco e Fausto. É avô do meu Compadre e amigo de infancia, José Francisco da Costa Pereira, que é filho do Francisco. (É ele quem cuida dos pomares da minha mulher e quando o apresento aos amigos de Lisboa como "o meu caseiro" fica furioso comigo, até dá saltos...ehehe)

O avô, salvo erro, ganhou duas Porto-Lisboa nos anos vinte. Já me tinham contado a história do almoço à beira da estrada. Só que a versão que corria não era "a canja com bocados de frango" mas sim uma cabidela de arroz de coelho e uma "granada" de tinto... Mas já se sabe que quem conta um conto... O pitoresco está no almoço á beira da Estrada. A ementa é secundária.

Eu devia ter uns 8 ou 10 anos quando o Senhor José Pereira da Conceição faleceu. Além do mais, na roda dos meus amigos, foi o primeiro avô a falecer e fiquei, também por isso, um pouco afectado na minha fresca idade.

Obrigado por me ter trazido estas memórias da minha infancia.

Abraço.

mzmadeira disse...

Bombarral é uma terra de gente do Ciclismo. Eu sei...
Fui sempre muito bem recebido lá, pode ser que um dia alguém oiça o meu "pregar no deserto"...

Para injectar sangue novo - nada de comparações perniciosas, não é DISSO que eu estou a falar - no nosso Ciclismo, eu, como tenho escrito tantas vezes, só vejo uma possibilidade: regioná-lo.

Criar equipas com adeptos. Ou porque é algarvia (é um grande exemplo porque tem duas equipas sedeadas em duas cidades verdadeiramente amantes do Ciclismo) e tem os algarvios por si; ou porque é do Oeste, e arregimenta toda a gente que nesta zona do País gosta de ciclismo; ou porque é da Bairrada, ou do Minho...

Como aconteceu - embora tenha levado uns sete anos - com a identificação dos maiatos à equipa da Maia; como acontecerá, com certeza, agora, com os poveiros.

Fiquei triste ao perceber que, por exemplo, o Minho este ano ficou sem equipa - embora "aquela" equipa tivesse muito de Vila do Conde. Triste também que, sabendo das rivalidades (que às vezes têm aspectos muito positivos, se forem honestas e sem fundamentalismos), sabendo que a Póvoa passava a ter uma equipa, Vila do Connde tenha deixado cair a sua. Que nos dois últimos anos foi "emprestada" a Guimarães.

Mas fugi do assunto.
O Bombarral é uma localidade muito simpática, com uma grande afficción pelo Ciclismo... um abraço grande para o Bombarral.