domingo, abril 06, 2008

II - Etapa 12

TROFÉU SÉRGIO PAULINHO
ABRE TAÇA DE PORTUGAL

Corre-se hoje a 4.ª edição do Troféu Sérgio Paulinho, prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e lançada exactamente há quatro anos para homenagear o primeiro Corredor português a conseguir uma medalha olímpica.

As duas primeiras edições disputaram-se na zona Sintra/Cascais, Cândido Barbosa, então na LA-Liberty, venceu a primeira e Danail Petrov, então na Milaneza-Maia, a segunda; tal como este ano, o ano passado o Troféu correu-se a norte, em Oliveira do Bairro, e o vencedor foi Manuel Cardoso, então na Riberalves-Boavista.

Daqui a pouco menos de uma hora saber-se-á que sucede a estes três corredores no historial da prova, como vencedor, sendo que só Manuel Cardoso poderá bisar, uma vez que os dois primeiros ganhadores – actualmente, companheiros de equipa, no Benfica – não correram a prova.
Ao mesmo tempo, arranca, exactamente com o Troféu Sérgio Paulinho, mais uma edição da Taça de Portugal - em 2001 chamou-se Taça Nacional das Clássicas e foi organizada pela PAD, mas o figurino é, em tudo semelhante - que contará com mais quatro corridas. A saber:

Clássica da Primavera
(Navais/-Póvoa de Varzim), a 20 de Abril
Clássica de Amarante
(Troféu doutor José Barreiro de Magalhães), a 11 de Maio
GP Restaurante Alpendre
(Cacela/Tavira), data ainda a definir, e
Prémio de Albergaria-a-Velha, a 22 de Junho

Já agora, não se perde nada em recordar que a Taça Nacional das Clássicas, em 1991, foi brilhantemente ganha por Nuno Marta, então na alentejana Porta da Ravessa, que venceu cinco das seis ou sete corridas (não tenho agora presente) que a compunham.

Noutro âmbito, o argentino Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), é o novo vice-campeão do seu país, na especialidade de contra-relógio, depois de na passada sexta-feira ter ficado na segunda posição, atrás de Matias Medicci. Garrido completou os 40 km do percurso em 49.20 minutos, mais 35 segundos que o vencedor.
Hoje, Martin Garrido cumprirá também a prova de fundo, com 180 km, realizada, tal como o crono, na cidade de Córdoba.

Sem comentários: