terça-feira, abril 15, 2008

II - Etapa 32

NICOLAU E TRINDADE CENTENÁRIOS

Os campeões do ciclismo naturais do concelho do Cartaxo, Alfredo Trindade e José Maria Nicolau, cumpririam em 2008 cem anos de vida. A efeméride foi recordada pelo vereador da CDU na Câmara do Cartaxo, Mário Júlio Reis, que os apelidou com dois dos maiores vultos do ciclismo português, vencedores da Volta a Portugal.

É uma notícia do O Mirante.

«Em tempos difíceis, quer ao nível dos equipamentos quer em termos de estradas, divulgaram pelo País a modalidade e entrelaçaram o nome do Cartaxo nas suas vitórias», salientou o autarca afirmando não ter conhecimento se a câmara pretende assinalar o centenários dos seus nascimentos para fazer um registo público.

Alfredo Trindade nasceu na freguesia de Valada, a 3 de Janeiro de 1908; destacou-se na década de 30 durante a qual venceu duas voltas a Portugal (1932 e 1933), em representação do Lisboa Clube Rio de Janeiro - vizinho de A BOLA, ali no Bairro Alto - e o Sporting Clube de Portugal.

José Maria Nicolau nasceu no Cartaxo a 15 de Outubro de 1908 - em relação a este ainda há tempo para preparar alguma coisa de digno (atenção SL Benfica!) -, ingressou no Benfica em 1929 e com a camisola encarnada venceu as Voltas a Portugal de 1931 e 1934.

Sem comentários: