terça-feira, abril 15, 2008

II - Etapa 31

VOLTA A PORTUGAL

No passado sábado, dia 12 de Abril, o Jornal Norte Desportivo avançou, em primeira mão e em exclusivo, os locais de partdida e chega das dez etapas (+ prólogo) da Volta a Portugal'2008.

Que a Volta voltaria a sair de Portimão, já se sabia desde há dois anos; que terminaria com um inédito crono a terminar em alto, saindo de Penafiel e com a meta no alto de Santa Quitéria, em Fegueiras, foi a própria organização que há umas semanas atrás divulgou.

O resto - e tenho a garantia de que as informações conseguidas pelo companheiro Joaquim Sousa estão certas - ficamos, desta vez, a dever ao Norte Desportivo.

Desapaixonadamente, e sabendo o que sei - e mantendo eu, extremamente viva, a paixão pelo Ciclismo - acho muito bem que se tenha entrado nesta espécie de competição para ver quem é o primeiro a avançar com o traçado da Volta. Uma vez que, ao contrário do que acontece em todo o lado, a Organização ainda não percebeu muito bem como potenciar o investimento que consegue colher junto das autarquias. Que seria, e digo-o já, ir anunciando, devagar, com tempo, uma a uma, as etapas obrigando a CS a estar presente, a falar das localidades aderentes que, assim, mesmo muito antes de a Volta ir para a estrada, podiam ter logo resultados palpáveis do investimento que fazem, traduzidos na promoção dos seus municípios na CS.

Aparentemente, isto parece ser um bicho de sete cabeças.
E até me escuso a voltar a falar da Volta à Andaluzia que, em anúncios pagos - nem sequer é fornecendo a oportunidade aos diversos OCS de falarem da corrida -, tendo cinco etapas consegue publicitar, não só a corrida, como mostrar os patrocinadores, a partir de três meses antes daquela ir para a estrada.

Em cada semana paga aquilo a que nós - nos jornais - chamamos fotolegenda, a primeira com a assinatura do compromisso com o mayor da cidade onde começa a promeira etapa; a segunda com o da cidade onde essa mesma etapa termina e assim sucessivamente até todas as cinco partidas e cinco chegadas serem atempadamente reveladas.

Não faço a mínima ideia dos preços que se praticam em Espanha pela publicidade nos jornais. Por cá, e dentro daquilo que julgo saber, com 300 a 350 euros fazia-se coisa parecida.
Sendo que se pede às autarquias 30 ou 35 mil euros para terem uma partida ou chegada de etapa, era um gasto de 1%. Porque é que não se faz? Ignoro.

Mas recomecemos, no passado sábado, ao princípio da tarde, houve um amigo que me ligou, não para me dar as etapas da Volta, mas para me chamar a atenção para o facto destas terem, nesse mesmo dia, sido tornadas públicas pelo Norte Desportivo.

Recolhi as etapas, entreguei-as a quem poderia fazer avançar o processo de divulgação das mesmas e, chegado a casa, madrugada feita, deixei aqui uma etapa a avisar que no dia seguinte os leitores de A BOLA poderia ficar a saber quais os locais de partida e chegada de cada uma das jornadas da Volta a Portugal deste ano.

Na segunda-feira, dia 13, assim que abro o jornal verifico que não há referência alguma à Volta. Antes que fique demasiado tarde apago a etapa que escrevera na madrugada anterior.
Percebi a falta de espaço, adivinhei a vontade de se dar à Volta o destaque que ela merece.

Passou depois um dia; dois dias, quatro dias... cinco dias.
Sobre a Volta, nem uma linha.
É evidente que, durante todo este tempo fui espreitando de hora a hora as edições on-line da concorrência.

Ninguém tinha tido conhecimento que o Norte Desportivo revelara as etapas da Volta, ou todos o ignoraram olimpicamente só porque já não seriam os primeiros a divulgá-lo?
Esta parte eu nunca percebi, nem vou perceber.
Nem sempre somos capazes de sair com uma cacha, mas temos, obrigatoriamente, que pensar que os nossos leitores, os que nos escolheram e não lêem outros jornais. Devemos-lhes isso. Ele não têm a obrigação de ler todos os jornais. Nós temos a obrigação de lhes dar conta de tudo aquilo que sabemos.

E sabiam-no porque eu, no passado sábado, logo que aquele amigo me ligou a avisar que o Norte Desportivo avançava com as etapas da Volta a Portugal - e me garantia que eram mesmo aquelas - escrevi, imprimi e entreguei a quem de direito, o quadro das etapas.
Logo que vi que, afinal, a notícia não merecera qualquer referência, calei-me aqui.
A aguardar.

Entretanto, em cada um destes dias eu ia aos sítios da Internet mais conhecidos para ver se tinham ou não já dado a notícia.
Nenhum o tinha feito!
Contudo, segundos antes de começar a escrever este artigo, num conhecido forúm dedicado ao Ciclismo, alguém perguntava: "Mas ninguém viu a notícia que o Norte Desportivo deu no passado sábado?"

Eu vi.
E terei sido o primeiro a avisar quem pode decidir estas coisas.
Fi-lo logo no sábado, ainda não eram três da tarde.
E ntreguei a quem de direito a lista das etapas da próxima Volta a Portugal.

Nenhum jornal de âmbito nacional as tinha.

E eu apaguei aqui uma mensagem que escrevi nessa mesma madrugada porque pensei que, não havendo espaço na edição de 2.ª feira, a coisa saíria na terça...
Não saiu. Nem na quarta, nem na quinta...

Como, pelo que a mim me diz respeito, ainda respeito quem me lê, é este o quadro das etapas da Volta a Portugal'2008:

13 Agosto – Prólogo - em Portimão
14 Agosto – 1.ª etapa - Portimão-Beja
15 Agosto – 2.ª etapa - Vila Viçosa-Castelo Branco
16 Agosto – 3.ª etapa - Idanha-Torre
17 Agosto – 4.ª etapa - Guarda-Viseu
18 Agosto – Descanso
19 Agosto – 5.ª etapa - Gouveia-S. J. Madeira
20 Agosto – 6.ª etapa - Aveiro-Gondomar
21 Agosto – 7.ª etapa - Póvoa Varzim-Santo Tirso
22 Agosto – 8.ª etapa - Barcelos-Fafe
23 Agosto – 9.ª etapa - Fafe-Senhora da Graça
24 Agosto – 10.ª etapa - Penafiel-Felgueira (alto de St.ª Quitéria), CRI


Ninguém me pergunte porque é que os dados que eu entreguei não foram usados. Porque não sei!...

Sem comentários: