terça-feira, abril 15, 2008

II - Etapa 30

A ALENTEJANA NÃO PRECISA DE…
FOLCLORES DEPRIMENTES

Conselho só se dá a quem o pede!
Conselho, se fosse bom não se dava, vendia-se.

Perante estes dois exemplos da proverbial sabedoria popular, eu devia ficar aqui quietinho, mas não fico.
Ao longo desta edição da Volta ao Alentejo - para todos os efeitos, e para as gentes do Ciclismo, a Alentejana -, vindo mesmo de um pouco mais atrás, desde a sua apresentação oficial, fui lendo que, perante o facto do inédito de a corrida ter tido 26 vencedores noutras tantas edições, a organização estará a ponderar candidatar a Alentejana ao Guinness Book of Records.

Hipótese que questiono e explico porquê.
Primeiro, não é seguro que o caso seja inédito. Há centenas de corridas por todo o Mundo e, em países que nunca conseguiram dar nenhum corredor ao grande pelotão internacional exactamente porque o seu ciclismo é amorfo… porque é que ninguém se lembrou disso antes? Era uma maneira de chamar a atenção.
Recorrer a registos é praticamente impossível. Há milhares de corridas que escapam à égide da UCI.

Então, como seria feita essa candidatura, de forma a que não sobejassem dúvidas? A única corrida internacional que nunca teve um vencedor repetido? Convenhamos que só esta figura, por si, rouba muito daquilo que os hipotéticos mentores da ideia poderão estar a pensar.

Não creio que o GBR seja exactamente o local onde possa ver a Alentejana. Ao lado do fulano que mais cebolas comeu de seguida, ou daqueloutro que fez 100 quilómetros ao pé-coxinho. Não há necessidade. Acho eu!...

Somos, os alentejanos, um povo pacato, pouco dado a meter-se na vida dos outros e que – numa esmagadora maioria, porque há excepções – fazemos questão em passar despercebidos.

Somos como somos, não devemos envergonhar-nos disso. Antes pelo contrário. A publicidade à Alentejana passa perfeitamente sem essa incursão num mundo de extravagâncias.

Nem a pedido poderia ter um argumento mais forte do que aquele que a seguir deixo e que me caiu no prato da sopa.

O único semanário ibérico exclusivamente dedicado ao Ciclismo, o valenciano Meta2Mil, vem, desde há algumas semanas – 10, para ser preciso – a destacar nas suas páginas as melhores corridas do Mundo.
Já li sobre o Paris-Roubaix, sobre o Milão-San Remo…

A semana passada – agora estou com visivelmente menos tempo para poder deixar aqui posts mais regularmente – fui surpreendido, no sentido positivo, com o destaque dado pelo Meta2Mil dado à Volta ao Alentejo.

A Volta a Portugal, por exemplo, e o Troféu Joaquim Agostinho (pela ligação do nome do grande campeão de Brejenjas), ainda não apareceram nessa página especial, semanal.

Na edição da semana passada o Meta2Mil destaca a Alentejana. Afinando pelo mesmo diapasão que todos usamos, o título lá refere a… Maldição sem fim (referindo-se ao facto de nenhum corredor ter bisado uma vitória final).

E, aliás como quem conhece o jornal sabe, lá vem um resumo bastante bem sustentado com tudo o que a Alentejana tem e as outras não.
Esta sim, é uma óptima publicidade à corrida da Associação de Municípios do Distrito de Évora.


Impagável!...

Sem comentários: