domingo, abril 06, 2008

II - Etapa 14

QUATRO NOTÍCIAS BREVES

1. Esta semana, embora em Portugal poucos lhe tenham dado importância, o holandês Heins Verbruggen (presidente-sombra da UCI), confessou publicamente que a UCI perdeu - pelo menos, esta batalha - no braço de ferro com a ASO.
Isto é, o ProTour era uma grande ideia se a UCI pudesse deitar mão aos dinheiros gerados pelas Grandes Voltas, mas é aí mesmo - no dinheirinho - que sempre esteve o calcanhar de Aquiles.

Se a ASO - bem como RCS e a Unipublic - já têm as suas banquinhas montadas no mercado, se nelas vendem o seu peixinho a 10, porque é que haveriam de o vender à UCI a 7,5 para esta o revender a 15?
Quem é que nunca percebeu isto?

Entretanto, parece que a AMA já não está interessada na sociedade com a UCI.
Adivinhem qual o motivo.
Quem disse... o dinheirinho acertou.
Luta contra o doping? Sim senhor.
Perseguir e ostracizar Corredores? Também sim, embora toda a gente saiba que há muiiiiiiito mais, e com um peso específico não desprezível, para além dos corredores, está bem também...
Mas quando a coisa chegou à parte dos dinheirinhos piou mais fininho.

Na verdade, e só não vê quem não quer e só não denuncia quem não tem coragem, a palhaçada da luta anti-doping - e foi azar ter logo calhado a fava ao Ciclismo - não é mais do que... mais um tabuleiro onde entidades várias querem fazer o seu jogo, ganhar visibilidade e daí tirar os respectivos dividendos.
Em contado - como dizem os espanhóis -, claro.

2. É uma aberração e, nem quem aperfilhou o bastardo da UCI - sim, o ProTour -, se soube aproveitar. A ASO ainda não pagou a totalidade dos prémios devidos aos Corredores, relativos ao Tour de 2007.

Fosse a Volta ao Algarve, ou a Volta ao Alentejo - ou a PAD, para outra facção, facilmente identificável com o antigo organizador da Volta a Portugal e que, por mais de uma vez denunciou a falta de pago dentro dos prazos combinados - e já teria sido seria notícia.
Mas não li ainda uma linha sobre o incumprimento da ASO.

Já agora, posso adiantar que a CPA - Assossiação dos Corredores Profissionais - pondera entregar o caso à justiça, recorrendo aos tribunais, se a isso for obrigada.

3. Porque pouco ou nada sabemos sobre a realidade do Ciclismo para além da Europa, decidi aqui publicitar uma notícia que li no Jornal de Angola.
Realiza-se naquele país, entre os próximos dias 11 e 13, o I Troféu ENSA, em Ciclismo.
Terá o formato clássico de um Critério.
No dia 11, um crono de 8 km, na zona de Talatona (Luanda-sul);
no dia 12, uma etapa de 120 km com inicio no Morro Bento, passando pelos bairros de Benfica e Miradouro da Lua, viragem para a Barra Kwanza e regresso à Avenida 4 de Fevereiro;
e no dia 13, a derradeira etapa, com 30 km, partida e chegada na Avenida 4 de Fevereiro.

4. Apesar das dificuldades que aqui referi há já alguns meses, está assegurada a realização do GP Abimota (notícia A BOLA) que se disputará entre 5 e 8 de Junho.
As etapas já estão definidas e serão: Anadia-Praia da Torreira, Murtosa-Montemor o Velho, Montemor o Velho-Coimbra e Coimbra-Águeda.

Sem comentários: