sábado, abril 05, 2008

II - Etapa 11

SEM MAIS COMENTÁRIOS!...
.
O livro, cuja capa - onde acrescento a "ficha técnica" - reproduzo aqui ao lado, foi editado em 1999, patrocinado pela FPC e escrito - bem, ou mal (e não sei o que aconteceu para que tenha sido tão mau!) - por um antigo companheiro de estrada, entretanto falecido.
Chamava-se Rodrigo Pinto.
Escreveu-o com o apoio de outros nomes que merecem o respeito de todos: Guita Júnior, Carlos Miranda e Mário Lino.

Rodrigo Pinto foi Jornalista em várias publicações, chegou a Director na extinta Gazeta dos Desportos e merecia um pouco mais de respeito por parte dos seus pares, nós os Jornalistas, aliás, ele chegou mesmo a ser presidente do CNID.

Este livro foi encomendado ao Rodrigo Pinto, ele fê-lo (temos que acreditar) o melhor que podia e não serei eu a dizer que não poderia estar muito melhor; mais, até digo que está muito fraquito.
Ainda assim, mesmo a cair para o mauzinho, ainda é objecto de um puro acto de pirataria intelectual. Foi copiado, sem qualquer referência ao autor. E é uma obra que está registada (é ainda do tempo em que não tinha sido inventada a ERC) com o número 144874/99 de Depósito Legal (era assim, naquela altura).

Como qualquer outra obra registada, só será possível transcrevê-la com a autorização escrita do seu autor (neste caso, quem detém os direitos da obra, uma vez que o autor já faleceu) e com a referência a isso mesmo (depois de autorizada... não é só transcrever e dizer que o autor foi fulano de tal.)
Mesmo que legalmente os direitos de propriedade sejam da FPC, nenhum Jornalista sério tentaria fazer passar como seu o trabalho de um companheiro de profissão.
E a questão acaba aqui!
Se não perceberem isto... nem vale a pena ir mais além.

Uma coisa é certa, seja lá quem for que patrocine uma publicação, esta tem sempre um autor intelectual.
Em relação ao que vou mostrar mais à frente, não faço mais comentários. Os actos ficam com quem os comete...
Clicando nas imagens podem vê-las maiores e lê-las sem problemas.

Sem comentários: