sexta-feira, dezembro 01, 2006

341.ª etapa


TAVIRA PROFISSIONAL?
MAS QUE OPTIMA NOTÍCIA!

Ainda ontem eu puxava pelos algarvios do Tavira, forcinha essa alicerçada nos números e força do ranking UCI – que a chegada de David Blanco aumentou exponencialmente – e o que leio hoje n’A BOLA?
A administração da empresa espanhola Desarrollos Urbanisticos Jimenéz Alvaréz (DUJA) sonha ainda mais alto e, provavelmente numa inconfidência involuntária, o vencedor da Volta a Portugal, presente na Gala APCP, ontem, na Póvoa de Varzim, revelou que, em 2008 é objectivo dos patrões da equipa inscrevê-la como Profissional Continental.
Que óptima notícia!

Contra a curteza de vistas de alguns dos principais agentes da modalidade, no nosso país, valha-nos a ambição desportiva de uma empresa espanhola que, parece, casou de vez com o ciclismo tavirense.

Pois é. A solução para a revitalização do nosso ciclismo passa muito mais pelo peneirar de todo o pelotão, de forma a construirmos três ou quatro equipas profissionais que disputem (pelo menos) o calendário Ibérico, do que pela uniformização, por baixo, de forma a termos 10, 12… 15 equipas continentais. Já afirmei que não temos economia que sustente isso e que a melhor escapatória será mesmo a de reduzir drasticamente o número de equipas profissionais (acabe-se com as Continentais que poucas hipóteses têm de correr lá fora – malgrado os exemplos que se registam) e enriqueçamos, com a experiência de todos, o pelotão elite.

Para o tal ciclismo doméstico.

Para que Portugal recupere o seu lugar no mapa do ciclismo europeu… que se assuma de uma vez por todas a redução do número de equipas profissionais.
Já aqui falei disto. Falei que seria uma óptima ideia o arregimentar de vontades e esforço económicos por regiões de forma a termos uma equipa profissional em cada um dos eixos nos quais o ciclismo tem ainda muito peso.


Pelo Algarve, parece que tem de ser uma empresa espanhola a assumir isso.
Que seja. Não vejo nenhum mal nisso.
E das zonas da Feira/Bairrada? E do Oeste? E do Minho?
Alguém quer pegar na ideia?

Sem comentários: