[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
sexta-feira, dezembro 01, 2006
341.ª etapa
TAVIRA PROFISSIONAL?
MAS QUE OPTIMA NOTÍCIA!
Ainda ontem eu puxava pelos algarvios do Tavira, forcinha essa alicerçada nos números e força do ranking UCI – que a chegada de David Blanco aumentou exponencialmente – e o que leio hoje n’A BOLA?
A administração da empresa espanhola Desarrollos Urbanisticos Jimenéz Alvaréz (DUJA) sonha ainda mais alto e, provavelmente numa inconfidência involuntária, o vencedor da Volta a Portugal, presente na Gala APCP, ontem, na Póvoa de Varzim, revelou que, em 2008 é objectivo dos patrões da equipa inscrevê-la como Profissional Continental.
Que óptima notícia!
Contra a curteza de vistas de alguns dos principais agentes da modalidade, no nosso país, valha-nos a ambição desportiva de uma empresa espanhola que, parece, casou de vez com o ciclismo tavirense.
Pois é. A solução para a revitalização do nosso ciclismo passa muito mais pelo peneirar de todo o pelotão, de forma a construirmos três ou quatro equipas profissionais que disputem (pelo menos) o calendário Ibérico, do que pela uniformização, por baixo, de forma a termos 10, 12… 15 equipas continentais. Já afirmei que não temos economia que sustente isso e que a melhor escapatória será mesmo a de reduzir drasticamente o número de equipas profissionais (acabe-se com as Continentais que poucas hipóteses têm de correr lá fora – malgrado os exemplos que se registam) e enriqueçamos, com a experiência de todos, o pelotão elite.
Para o tal ciclismo doméstico.
Para que Portugal recupere o seu lugar no mapa do ciclismo europeu… que se assuma de uma vez por todas a redução do número de equipas profissionais.
Já aqui falei disto. Falei que seria uma óptima ideia o arregimentar de vontades e esforço económicos por regiões de forma a termos uma equipa profissional em cada um dos eixos nos quais o ciclismo tem ainda muito peso.
Pelo Algarve, parece que tem de ser uma empresa espanhola a assumir isso.
Que seja. Não vejo nenhum mal nisso.
E das zonas da Feira/Bairrada? E do Oeste? E do Minho?
Alguém quer pegar na ideia?
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