sábado, julho 05, 2008

II - Etapa 124

OUTRA "GAFFE" DO CNAD
(ou... como a FPC pode ser amiga)

Ainda se lembram – com certeza que se lembram – da anedota que foi uma equipa composta por um médico e um inspector anti-doping se terem apresentado para controlar… um Corredor que já não está no activo.

Mas soube de uma outra estória que é, pelo menos… interessante.

Se a FPC está a esforçar-se para acabar de vez com o Cycling Clube da Póvoa porque, alegadamente, esta equipa infringiu a Lei anti-doping apesar de isto carecer de uma decisão judicial (e, insisto, as provas recolhidas pela PJ não poderem ser legalmente usadas pelo CD da federação), digam-me os que estiveram, de verdade, preocupados com os Regulamentos, o que fazer com uma equipa de topo que os não está a cumprir?

Quero ver quantas vozes se vão levantar a propósito deste caso, limpidamente ilegal e que só passou devido à… benevolência da FPC.
E não procurem desculpas porque iria ser extremamente difícil compreendê-las.

Mas deixem-me contar a história de outra maneira…
Nesta semana que acabou foi notícia a tremenda gaffe do CNAD ao apresentar-se em casa de um Corredor, que já tinha abandonado a competição, para lhe fazerem testes fora de competição.

O que eu vim a saber é que tal gaffe não é original.
Já aconteceu, também, tendo como vítima… um jovem que nada tem a ver com estas guerras.

Um jovem que, curiosamente, foi aceite pela FPC como elemento efectivo de uma determinada equipa mas que não correu prova alguma. Será que tem mesmo contrato com essa equipa? Será que recebe o ordenado que lhe seria devido enquanto trabalhador por conta de outrem?

O curioso é que basta ver o registo das equipas, no site da FPC, onde nesta, aqui em causa, estão inscritos 16 corredores; e o sítio oficial da própria equipa no qual o plantel aparece com… 14 corredores.

Como o documento junto esclarece, nenhuma equipa Continental pode ter um número de corredores com idade superior aos 28 anos, igual ou maior do que aqueles que são mais novos.
Está escrito nos Regulamentos da FPC. E estes são Lei, em termos desportivos.


Pois é!... Não basta ser sério, também é preciso parecê-lo!...

5 comentários:

mzmadeira disse...

Vejam a tristeza que é o de eu estar a comentar-me a mim próprio... mas é só para sublinhar uma coisa.

Há por aí meia dúzia de teóricos que se babam todos na produção de opinião que acham sustentada.

De cada vez que eu aqui demonstro que os regulamentos susentam as minhas opiniões... pffffffffffffffff! esvaziam-se as contra-opiniões.

Anónimo disse...

Caro MZ Madeira,
Só não comentei este post antes por mera falta de tempo.
Como já vem sendo um hábito meu, no inicio da época tento reunir o máximo de dados relativo às equipas do pelotão nacional.

Foi deveras curioso o facto de uma determinada equipa aparever com dois nomes, Portugueses, que nunca antes ouvira falar.
Um amigo meu até comentou que provavelmente seriam atletas para participar em provas de sub23.

Em Fevereiro, curiosamente, durante a volta ao Algarve, numa daquelas revistas de Patrocinadores alusiva à volta a Portugal de 2007, constatei que os dois jovens que apareciam no plantel da referida equipa eram afinal massagista e mecânico, respectivamente.

Já vi que os mesmos já não constam na equipa (Site FPC), mas "O Rabo do Gato continua de Fora".

Finalmente fiquei esclarecido do porquê, daquilo que eu pensava ser mais uma gafe a juntar a tantas outras.

Anónimo disse...

Ps: Já fui buscar uma cópia do Rabo do Gato antes que ele desapareça também.

mzmadeira disse...

Caro João Dias, o documento presente no site da FPC - que ainda lá está, sim senhor - nem pode "desaparecer", muito menos ser "emendado", tirando de lá os jovens que, afinal de contas são mecânico e massagista, pois isso deixaria a equipa em situação irregular.

Dos 14 - EFECTIVAMENTE CORREDORES DA EQUIPA - sete têm 28 anos ou mais.
O que é anti-regulamentar.

Mas este estratagema não é novo. Já foi utilizado por outras equipas, noutras ocasiões.

Não vamos "atacar" a equipa, mas não nos esqueçamos da "franca abertura" que a FPC é capaz de demonstrar... às vezes.

Anónimo disse...

Caro MZ Madeira,

Estão lá sim senhor, mas não deveriam estar na coluna da Equipa Técnica?

Quando me referi ao site, referia-me à secção das equipas, não ao documento em particular que chamei de "Copia do Rabo do Gato"

Aí na secção das equipas, auquela onde clicamos no nome da equipa e aparem todos os corredores foi corrigido a gafe, foi sim.

Que fique bem claro que não estou a atacar ninguem, espero que não tivesse ficado no ar essa impressão, afinal há poucas equipas profissionais no pelotão nacional, apesar de haver que pense que há demasiadas.

Certamente já deve saber que eu não costumo ler os regulamentos, daí eu ter pensado tratar-se de uma mera Gafe.

Quanto ao facto do estratagema, não ser novo, são sei, é a primeira vez que oiço tal coisa, mas concordo plenamente consigo relativamente à franca abertura que a FPC é capaz de demonstrar só às vezes.

Seria bom que de vez em quando um pouco de "bom senso" da entidade que manda no ciclimo nacional, se é que é a FPC que manda actualmente no ciclismo (Esta é outra das dúvidas que vou ter até ser provado o contrário).