terça-feira, julho 22, 2008

II - Etapa 157

PORQUE É QUE A LA-MSS CORREU EM ESPANHA?

Vamos então ao que interessa.

Li, e não vou dizer que não fiquei chocado, porque fiquei, declarações pretensamente proferidas pelo meu caro Joaquim Gomes a um dos desportivos onde diz, e passo a citar:
“A LA-MSS correu em Espanha, mas não se sabe muito bem porquê…”

Não se sabe muito bem porquê, Joaquim?


Se fosses um dos “arrivistas” que pululam pelos fóruns e/ou blogs na Internet, eu ainda condescenderia, mas vindo de ti… fico preocupado.

A LA-MSS (*), correu em Espanha porque, oficialmente [vide site da UCI], não há nada que impeça a equipa de correr, malgrado ter sido amputada de cinco dos seus doze Corredores;

… correu em Espanha – e cairias de cú (passe a expressão) – se eu dissesse aqui como correu. Mas provavelmente tu sabes-lo.

… correu e Espanha porque na UCI não deu entrada qualquer nota de culpa em relação a qualquer dos seus corredores – ou outros elementos - e, digo-o eu sem medos, se se tivesse apresentado na sua máxima força teria sido aceite pelo presidente do Colégio de Comissários porque este, directamente orientado via–Aigle, não tinha, nem tem, conhecimento de quaisquer impedimentos, de qualquer dos Corredores que fazem parte da equipa da Póvoa de Varzim.

Ou achas, Joaquim, que o levantamento de um inquérito que tem como finalidade um castigo disciplinar pode ser assinado pelo presidente da Direcção da FPC?
Para que serve então o Conselho Disciplinar?

Sei eu, sabes tu, sabe muita mais gente do que aquilo que os manga-de-alpaca que, subservientes, gravitam na órbita do presidente, julgam saber…
Seria motivo de chacota, primeiro; e logo a seguir de um processo de investigação, com intenções disciplinares, em relação ao modo de funcionamento da FPC…
Não brinquemos com coisas sérias!

E tu, Joaquim, até pelo teu estatuto – não, não me refiro ao facto de seres Director Técnico da empresa que organiza a Volta, mas por aquilo que ainda representas e, acredita, embora tenhamos que acrescentar um parêntese que salvaguarde os grandes nomes que fizeram a História do Ciclismo em Portugal - tu és ainda o primeiro maior nome do nosso Ciclismo pós-Joaquim Agostinho.

Não sou eu quem o diz…
Sei que és, porque falo com as pessoas que o actual Ciclismo tende a ignorar, que são os adeptos anónimos, aqueles que vão para a berma da estrada três horas antes de o pelotão passar… para ver 30 segundos de corrida.

Mas aceitando que, por desgaste – eu imagino o que será a tua vida a menos de um mês do início da Volta – ou por má interpretação das tuas palavras, por parte do jornalista que te interrogou, até tenhas dito aquilo que pudemos ler no Record.

E essa tua dúvida (???) em relação ao, cito outra vez, “a LA-MSS correu em Espanha, mas não se sabe muito bem porquê…”
… eu respondo-te!
Coisa que, quem teria esse dever, parece querer calar...
E quem tem esse dever é muito abrangente… muito mesmo…

A LA*-MSS foi aceite pelo colectivo dos juízes da Vuelta à Comunidade de Madrid, porque, ao nível da UCI, não há nada contra a equipa.

Atrevo-me até a ir mais longe… a UCI não tem – e não tem, porque eu tenho meios de o saber e, contactados, me garantiram que não tem – porque a FPC não comunicou a Aigle qualquer sanção à equipa.

E porque é que não o comunicou?
Porque NEM a FPC tem por onde pegar, em relação a presumíveis atropelamentos dos regulamentos por parte da equipa em causa.

Aqui, para o parolo português ver – com a conivência da CS -, a FPC fez sair um comunicado a dizer que CINCO corredores, mais o técnico, mais um massagista, mais o médico… estavam preventivamente suspensos.

Amigo, presos por nada, mas porque sim!
Porque quem manda pode e lembrem-se dos desgraçados que estão em Guantanamo há sete anos, de uma forma que todos os Homens Sérios deviam corar só de o saber.

Mas estamos em Portugal e custa-me… sinceramente, custa-me, ver no doutor Artur Lopes a caricatura daquela infame figura que é o senhor Bush.

Saiamos deste aparte…
A LA*-MSS pode correr em Espanha e pode correr em Portugal e pode correr em todo o lado.
E, sinceramente, dói-me ler pretensas declarações tuas em que manifestas surpresa por a equipa está a correr.

Está a correr, repito, porque na UCI não deu entrada qualquer denúncia. E dificilmente isso acontecerá, porque a UCI – com todos os defeitos que eu próprio lhe aponto – não poderia jamais aceitar uma espécie de nota de culpa que, em vez de ser assinada pelo Conselho de Disciplina, o é pelo Presidente da Direcção da FPC…

Com a, para além de imoral, desavergonhada intervenção (atenção a isto: por omissão de informação, e não por relato de factos concretos) dos OCS, uns porque são ciclisticamente analfabetos, outros porque se vendem por um prato de lentilhas, fez-se passar como válida uma realidade que é de todo falsa.

E foi pena que a equipa da Póvoa não se tenha apresentado à partida para a última corrida internacional que organizámos…

Ia, Joaquim Gomes, ia acontecer a mesmíssima coisa… o presidente do Colégio de Comissários não poderia evitar a sua participação, nem impedir que o Manel Zeferino estivesse na corrida a comandar a equipa.
Porque na UCI ninguém sabe do “castigo” imposto à equipa.

E volto a deixar aqui, devidamente sublinhado, que não há, no regulamento da UCI qualquer artigo que possa deixar de fora a LA (*)-MSS…

Só falta que as pessoas sejam correctamente informadas do estado das coisas.

(Se calhar terão achado estranho o facto de, aqui atrás, eu ter colocado um asterisco colado à sigla LA… Nem fui eu quem teve a ideia e vejam lá os últimos artigos que escrevi. E algumas das respostas que surgiram nos… comentários...
Mas eu sei exactamente o que significa aquele asterisco.
Aliás, não sei se cheguei aqui a colocar o caso… mas não se admirem se, na próxima temporada, virem essas duas letras acrescidas ao rubro nome de uma outra equipa equipa, que não esta que esse patrocinador agora apoia.)

3 comentários:

Armando disse...

“A LA-MSS correu em Espanha, mas não se sabe muito bem porquê…”

Esta frase só pode ser dita por quem não sabe o que anda a fazer no cargo que ocupa,ou então por alguem que para manter o ( tacho )faz exactamente o que lhe foi pedido.

Paulo Sousa disse...

Armando,

o Joaquim não se deixa "comprar", é integro e Madeira sabe-o também quanto eu.
O seu a seu dono.

monteirolms disse...

Também concordo com o Paulão e atribuo o comentário como satirização sobre o que se passa com a LA-MSS.
Acreditam que o Joaquim, homem que tanto deu ao ciclismo, não quererá uma Volta de Top, e isso só com todas as equipas a correr.
Dou-vos o exemplo do Tour, acham que é a mesma sem o vencedor do ano passado, simplesmente porque não o quiseram.
Para mim, não é, pois ficam sempre as dúvidas "Se...".
Um abraço,
Luís Monteiro