terça-feira, julho 22, 2008

II - Etapa 159

QUEM MANDA EM QUEM,
OU A TRISTE REALIDADE DE
SE SER "PEÃO" NUM TABULEIRO
DE XADREZ QUE OUTROS DOMINAM

A Organização da Volta a Portugal do Futuro-2008, que hoje se iniciou com um prólogo em Reguengos de Monsaraz, está indelevelmente marcada por um "caso" que, vamos lá ver se amanhã podemos ler nos jornais.

Sendo uma corrida 2.13, para amadores, a verdade é que uma da equipas apresentou à partida um jovem corredor profissional.
Calma!...

É evidente que um corredor, mesmo sub-23, mas com contrato de Profissional não pode competir na Volta a Portugal do Futuro. Não há lugar a discussão...

Mas esse Corredor, não só fez o crono de abertura, como vai fazer o resto da Volta.
E como é que a Organização o pode permitir?
Explico já a seguir...

A sua equipa, na reunião entre os representantes das equipas e o Colégio de Comissários, apresentou dois documentos de "última hora".

O primeiro, uma rescisão de contrato, enquanto corredor profissional, com a mesma equipa que no inicio da temporada o inscrevera como... profissional.

O segundo, um posterior contrato com o mesmíssimo Corredor, com a mesmíssima equipa, mas já enquadrado como amador sub-23.

Tudo sancionado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Que aceitou a rescisão do primeiro contrato e, mais, aceitou de pronto a integração do mesmo atleta, na mesma equipa, mas já na condição de amador sub-23.

Não digo o nome da equipa - não digo - porque quero preservar o nome do jovem atleta que foi, nitidamente abusado, em termos de imagem e objectivos, pelos responsáveis dessa mesma equipa.

Mas quero que saibam que eu sei...

Vou passar por cima de todas as "facilidades" que esta equipa conseguiu para, em dois dias, ver a FPC reconhecer a rescisão de um contrato de Corredor Profissional, e logo de seguida aceitá-lo como amador sub-23, mas não vou deixar escapar a oportunidade para vincar a eternidade, por exemplo, a que está a ser levado o reconhecimento - uma vez que todos os pressupostos foram cumpridos - do novo DD da equipa ... MSS-Póvoa de Varzim.

Quem, de repente e saído do nada, exigiu... - mentira minha, apenas disse que se o dito corredor não fosse aceite, a equipa não participava na Volta a Portugal do Futuro - e obteve de imediato o necessário aval... pesa mais ou menos que outras congénere suas?

Atenção... eu tenho memória de elefante.
A PAD-JLSports baixou as calças e deixou que terceiros impusessem as suas condições.
Um jovem profissional foi obrigado a aceitar a despromossão... nada por aí além até porque, de facto, não perde o seu estatuto... Quando muito, será o "amador" mais bem pago do pelotão...

O drama é que as outras equipas, mesmo que não concordando com esta - e sublinho-o para que ninguém o esqueça - IMPOSIÇÃO de uma outra equipa, ficaram caladas.

A partir do momento em que calaram... aceitaram.
Mas aceitaram porquê?

Para mostrarem que não têm problemas em pôr os seus corredores - amadores - a competir ao lado de profissionais? -, mentira, mostraram apenas que falam, falam... mas na hora da verdade, todos perdem o pio. Fincassem pé e pusessem a Organização perante a necessidade de escolher entre o "manda chuva" e a verdade desportiva.
Ou esta só é válida para alguns?

Deixemo-nos de entretantos e saiamos directos aos finalmentes:
- Uma equipa do pelotão nacional (profissional) inscreveu um seu corredor na Volta a Portugal do Futuro, que é para amadores;
... fez depender da aceitação da inscrição desse Corredor a sua participação;
... sabe, com certeza, que o não pode fazer, mas...
... apresenta no acto de inscrição da equipa, uma rescisão de contrato (profissional) desse mesmo corredor com a equipa, fazendo dele, automaticamente amador...

Devemos acreditar nisto?
Acham que sim?

Mas a grande questão que aqui deixo, e não vou permitir que ma subtraiam é apenas esta:

- porque é que a rescisão de um contrato de Profissional - com o que tudo isso implica - é resolvido pela FPC na hora... exactamente no mesmo momento em que outras resoluções, bem mais prioritárias... correm o risco de se estenderem no tempo?

Já sabem que eu sei... não são obrigados a responder-me, mas se o quiserem fazer... agradecemos todos os que gostam do Ciclismo.

3 comentários:

aamorim disse...

Caro Madeira,
Também tive conhecimento da "façanha" que relata. Neste meio as noticias e os desabafos correm depressa. Demasiado depressa.
Deverá ter sido um processo burocrático deveras simples!
Certamente muito mais simples que dar o seu "AVAL" a um DD da .../MSS/Póvoa, pese embora toda a documentação tenha sido enviada a tempo e horas.
A vergonhosa actuação da FPC parece estar para lavar e durar!!! Será mesmo? A bem da modalidede espero bem que não.
Espanta-me apenas que nada disto "seja relatado" nos nossos órgãos de comunicação social!
Como será possível que um simples adepto como eu, com algumas amizades no meio, tenha conhecimento destas situações, e os nossos órgãos da comunicação social nada relatem? Será que não lhes chega ao conhecimento? Estarão assim tão desatentos à realidade vivida na modalidade?
Parece-me que sim...

obichovaitecomer disse...

Vamos de imediato exigir a intervenção do governo...Artur moreira Lopes, não pode fazer da Federação, que recebe verbas publicas, o seu quintal; vamos todos denunciar o caso ao Secretario de Eestado do Desporto.

aamorim disse...

Caro Fonseca (e todos os que leiam este comentário),

Já fiz essa denúncia por 2 vezes ao Secretário de Estado do Desporto (entre outras entidades).

Sem qualquer resposta.

Se quizer o e-mail, é só pedir (o que está na página da Secretaria de Estado está errado).

Eu pessoalmente vou voltar e escrever. Se outros o fizerem, deixa de ser apenas um "lunático que vê coisas".

Cumprimentos