sexta-feira, julho 25, 2008

II - Etapa 161

ESPEREI MAIS DE 24 HORAS
(e tenho uma testemunha)
PARA REVELAR ISTO...

Não sei se se recordam, quero dizer... nem sei se o escrevi aqui!...

De qualquer modo, uns artigos aqui atrás, e em Comentário exactamente ao artigo que, após "protesto" que resolvi atender, de um dos meus leitores por não ter falado dos Nacionais de Veteranos, eu denunciei o facto de o Campeão Nacional de Veteranos A estar suspenso pela FPC.

Não me lembro se falei da lista dos atletas e outros agentes desportivos que, desde há bem poucos dias, nos era dada, no sitio oficial da FPC...

Para agora ir confirmar, tinha que fechar este artigo, ir reler o Blog e voltar a abrir a página e retomar a edição deste mesmo artigo. E não estou para isso.

Nesse novo serviço - que eu acho muito bem que se mantenha à disposição de TODOS os interessados, nomeadamente os Jornalistas, isto para que não seja sempre o mesmo a dar em primeira mão os castigos, na maioria das vezes, ainda antes de os castigados o saberem oficialmente - aparecia uma listinha já apreciável de nomes.

O primeiro era mesmo o do Campeão em Veteranos A (vamos lá ver se se confirma o seu título, mas até prova em contrário, é inocente como os outros) *, depois o André Vital, o Celestino Pinho, os cinco Corredores da LA-MSS-Póvoa de Varzim - só dois ou três dias mais tarde é que lá puseram o nome do Sérgio Ribeiro - e depois, na coluna dos "outros agentes desportivos", lá vinham o DD, o massagista e o médico da mesma LA-MSS-Póvoa... e havia ainda um outro nome de um praticante de BTT.

Nem sempre estou tão "desperto" assim para sair a público e denunciar as várias irregularidades que vou detectando no funcionamento - em termos globais (que podem até nem ter nada a ver com a Direcção) - da FPC.
E esta escapou-se-me.

Contudo, ontem à tarde, bem a meio da tarde, daí ter escrito que deixei passar mais de 24 horas para ver se alguém tinha reparado nisso, ao clicar na tal nova caixinha que o site da FPC põe à nossa disposição, deparo com um quadro bem mais pequeno do que aquele que tinha visto da última vez.

Agora só lá estão o André Vital e o Celestino Pinho - apesar de, julgo eu, terem recorrido da decisão do Conselho de Justiça para o Conselhos Jurisdicional - mais o Sérgio, que ainda tem uns meses de castigo para cumprir, e o Márcio Correia, da Fercase-Rota dos Móveis-Paredes que, apesar de, sinceramente lamentar o facto de ter caído sob a alçada disciplinar do competente órgão da FPC, se guardou a página de jornal que avançou com o seu castigo, pode emoldurá-la.

Nos últimos três anos, nenhum outro corredor do Paredes mereceu uma página inteira de jornal. Nem a contratação do Paco Mancebo, que já terminou num pódio do Tour.

Márcio, se costumas ler-me sabes que não costumo brincar com coisas sérias... perdoa-me então esta excepção á regra.

Mas, perguntei-me eu, o que é que aconteceu aos Corredores e aos outros elementos da LA-MSS- Póvoa de Varzim? E liguei ao Manel - é a minha testemunha de que deixei passar mais de 24 horas -, sei lá, com a secreta esperança que o bom senso tivesse, finalmente, desperto e, ali num curtíssimo espaço de tempo, a FPC tivesse arrepiado caminho.

Parece que não. Primeiro, o Manel não sabia de nada...
Não sabia que já não constava na lista dos "proscritos" (porque tivera conhecimento que estava lá), mas também não podia dar-me a boa notícia que eu esperava.

Não foi o Manel que mo disse, porque confessou-se, também ele, surpreendido, mas deduzo eu. E deduzo uma de duas coisas. E não sei qual terá sido senão não punha aqui as duas hipóteses.

Ou a Associação Portuguesa de Corredores Profissionais - tinha essa obrigação, mas apenas em relação aos Corredores, o que não significa que, por hipotética intervenção sua, toda a lista tenha sido corrigida - se queixou... ou foi a intervenção dos advogados constituídos pela equipa da Póvoa de Varzim, para a sua defesa, a lembrar que, mesmo que disciplinares, processos em curso, e sem terem ainda percorrido todos os trâmites, estando longe, muito longe, de serem sequer levados a "julgamento", muito mais o de terem transitado em julgado... não podem ser tidos como "resolvidos".

Se, até agora, não há nenhuma decisão do Conselho de Disciplina (não da Direcção) - a propósito, alguém é capaz de dizer, sem ir espreitar, qual o nome do Presidente do Conselho de Disciplina da FPC? - era, ou não, abusivo o ter os nomes dos nove "presumivelmente inculpados" (seja lá no que for) da equipa da Póvoa numa lista de... suspensos!

Reina a desordem na Rua de Campolide e parece - mesmo que isso me custe muito e seja claramente contra todos os regulamentos desportivos, e até das Leis, ao abrigo do Código Civil -, parece que quando alguma coisa escapa ao presidente... dá bronca!

----

* - A confirmar-se (mais) um caso de controlo positivo, entre os Veteranos - que eu julgava andarem na estrada por saudade da competição, pelo convívio, pelo amor à modalidade - fica aqui a promessa, mas uma promessa irredutível: não voltarei a falar dessa categoria no VeloLuso.
Porque não?
Pelos motivos que já adiantei antes: não concebo que, antigos Corredores profissionais ou não - e a maioria não o foi - que só deviam andar a correr pelo puro prazer de correr, mais, porque alguns são pais de jovens Corredores, muito provavelmente induzidos a entrar na modalidade por influência directa dos progenitores, que homens que não ^vivem do Ciclismo, que não têm nada a provar a ninguém, recorram a práticas, métodos ou produtos proíbidos.

Não desculpo e não aceito.
Eu sei porque corre o doping no pelotão elite. Profissional ou não. E sou capaz de avançar com meia dúzia de razões para que isso aconteça.

Agora que coirões que, em princípio, todos julgávamos andar em cima de uma bicicleta apenas por puro prazer, se dopem - e aqui o SE DOPEM é tão linear que não deixa a mínima margem para dúvidas... - isso não aceito e não contem mais com o VeloLuso para veicular os vossos "passeios" as vossas corridas, os vossos... campeonatos.
Não têm desculpa. Eu não aceito desculpas...

5 comentários:

Triatleta disse...

Caro Madeira,
Obviamente, sendo seu o blogue, tem o pleno direito de publicar o que bem entender. Aliás, é assim que também eu faço nos meus blogues. Nada a dizer portanto. Quanto aos Veteranos e Elites Amadores, infelizmente, de cada vez que há controlo anti-doping nas nossas provas, por desconhecimento - que eu acredito que exista -, na ingestão de um qualquer suplemento ou medicamento ou, mais grave e sem perdão, de forma intencional, lá surge, pelo menos, um controlo positivo.
De forma alguma, o doping nestes escalões é generalizado. Mas acho que ambos vamos ficar sentados muito tempo à espera que essa minoria de ciclistas que nos dá fama responda à simples pergunta: "Para quê?"
Cumprimentos,
Pedro Pinheiro

Nuno Inácio disse...

Admito que comece a ter problemas de visão...
Mas onde está essa famosa caixa?

Um abraço

aamorim disse...

Na verdade também procurei longamente aquilo que já tinha visto (e por acaso gravei cópia) e também não voltei a conseguir encontrar de novo a lista das suspensões!!!
Julgo que será uma situação temporária, para reformulação da lista. No entanto, se alguém a encontrar, agradeço que informe.
Obrigado

mzmadeira disse...

Caro Pedro Pinheiro, o amigo "desafiou-me" - no melhor dos sentidos da palavra - a não fazer como os demais e ignorar os Veteranos. Perguntou-me, lemnra-se?, se tinha alguma coisa contra ele. Claro que não confundo a árvore com a floresta, mas o que tem vindo a passar-se, consecutivamente, ano após ano, nos campeonatos nacionais de Veteranos ultrapassou há muito os limites do razoável. Lamento por aqueles que, como referi, ainda praticam a modalidade por pura paixão, mas na verdade tinha. E tenho. A prova está à vista, se bem que faça questão de voltar a sublinhar que, por enquanto, não há nenhum culpado.

mzmadeira disse...

Em relação à lista... eu sabia que mal lessem aqui o que leram ela se "evaporaria"...

E creio que também deixei logo a pista certa do porquê é que já sabia que isso viria a acontecer...

Mas também a tenho impressa.
(Já agora, e já que falhou no seu objectivo de expôr ma praça pública, mesmo sem sequer terem sido claramente notificados, os elementos da LA-MSS-Póvoa de Varzim, também acho que os outros quatro Corredores não mereciam ficar ali no "pelourinho".)