quinta-feira, maio 01, 2008

II - Etapa 47

TAÇA DAS NAÇÕES/33.º GIRO DELLE REGIONI
RUI COSTA DEFENDEU O SEGUNDO LUGAR


A Selecção Nacional Sub-23 consolidou a liderança da Taça das Nações após o segundo lugar final de Rui Costa no Giro Delle Regioni. O ucraniano Vitaly Buts foi o vencedor da corrida italiana.
No último dia da prova, com 140 quilómetros...


Não! Permitam-me...
[Quantos quilómetros terá um dia???? Pois que não sei!...]

Na última etapa da prova, com 140 quilómetros a ligarem as localidades de S. Giovanni Valdarno e S. Bartolo a Cintoia, a Selecção Nacional tinha previsto lançar o assalto decisivo à classificação geral. Vítor Rodrigues foi quem correspondeu melhor ao desafio, tendo como missão desgastar os directos adversários de Rui Costa.

Os seus sucessivos ataques fragmentaram o pelotão nas duas últimas subidas finais motivando a rápida resposta adversária. Por fim, na ascensão a Cima Roveta (2.ª categoria), subida curta mais muito inclinada, foi a vez de Rui Costa revelar os seus trunfos.

O português, segundo classificado da geral, conseguiu seccionar o já reduzido grupo, obrigando à reacção do próprio camisola amarela e do australiano Cameron Meyer. Este trio, vigilante até S. Bartolo a Cintoia, discutiu posteriormente o sprint no qual Rui Costa foi terceiro na vitória de Buts.

Ressalve-se que o corredor português, vencedor da quarta etapa, foi prejudicado nos metros finais por um problema mecânico que o impediu de discutir o sprint nas melhores condições.

Na geral individual, além do segundo lugar de Rui Costa, Vítor Rodrigues foi oitavo - desceu um lugar no último dia - ao passo que César Fonte, Samuel Coelho e Henrique Casimiro, no apoio aos líderes da selecção, obtiveram lugares mais modestos. A quinta [pelas minhas contas é a sexta; não estivemos na Volta à Flandres... mas a corrida também conta!] e penúltima prova da Taça das Nações disputa-se em Saguenay, no Canadá, entre os dias 5 e 8 de Junho.

CLASSIFICAÇÕES
Na Etapa

1.º, Vitaly Buts (Ucrânia), 3.27.40 horas
2.º, Cameron Meyer (Austrália), m.t.
3.º, Rui Costa (Portugal), m.t.
25.º, Vitor Rodrigues (Portugal), a 14 s
52.º, César Fonte (Portugal), a 8.34 m
55.º, Enrique Casimiro (Portugal), m.t.
65.º, Samuel Coelho (Portugal), a 10.04 m

Na Prova
1.º, Vitaly Buts (Ucrânia), 22.06.06 horas
2.º, Rui Costa (Portugal), a 51s
3.º, Kristjan Koren (Eslovénia), a 1.14 m
8.º, Vítor Rodrigues (Portugal), a 1.39 m
57.º, César Fonte (Portugal), a 40.35 m
65.º, Samuel Coelho (Portugal), a 51.41 m
70.º, Henrique Casimiro (Portugal), a 57.45 m

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

DA TAÇA DAS NAÇÕES
1.º, PORTUGAL, 88 pontos
2.ª, Alemanha, 64 pontos
3.ª, Itália, 62 pontos
4.ª, Eslovénia, 58 pontos
5.ª, França, 55 pontos



(Texto: a partir do Comunicado da FPC
Foto: FPC)

2 comentários:

RuiQ disse...

Manuel, é foi mesmo a 5ª prova da Taça das Nações. A clássica que se realizou em Itália no dia 25 é que não pertence, ao contrário do que veio nalguns comunicados.

mzmadeira disse...

Eu sei que não sei tudo (longe, muito longe disso!), por isso quando tenho dúvidas procuro esclarecê-las.
Onde?
No site Oficial da UCI... Será grande azar meu se, entretanto aquilo foi emendado. Mas o meu reparo foi sustentado no site Oficial da UCI...